Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dengue obriga Prefeitura a intensificar combate ao Aedes

22 de Abril de 2019 às 22:44

Dengue obriga Prefeitura a intensificar combate ao Aedes Nebulização é ampliada nos bairros onde são registrados casos da doença. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (4/4/2019)

Com o aumento do número de casos de dengue, a Prefeitura de Sorocaba afirma que tem intensificado as ações de bloqueio com a remoção e o tratamento de criadouros e posterior nebulização nas regiões com maior aglomeração de casos positivos. De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), foram 117.306 imóveis visitados, entre 1 de janeiro e 5 de abril deste ano. O número inclui visitas para nebulizações, avaliação de densidade larvária, remoção de criadouros e orientação à população.

[irp posts="102525" ]

 

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado em 9 deste mês, em 2019, a cidade registrou 241 casos da doença. Naquela data a situação já colocava a cidade em momento pré-epidêmico. A previsão é que um novo boletim epidemiológico seja divulgado amanhã. Entre os bairros cujas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) registraram maior número de casos já confirmados estão: Nova Sorocaba, São Bento, Márcia Mendes, Maria Eugênia, Nova Esperança, Vila Angélica e Vila Haro.

Segundo a SES, estão ocorrendo nebulizações ao redor de aglomerados de casos de dengue, inclusive aos sábados. No sábado passado, houve nebulização em casas do Jardim Boa Esperana, na região do Éden. Segundo a Prefeitura, houve a intensificação de ações desde outubro de 2018, com trabalhos aos sábados e após às 17h. Além das visitas, a Secretaria da Saúde informa que realiza fiscalizações, arrastões e ações educativas e de mobilização social, como exposições, palestras, treinamento, distribuição de material informativo e divulgação de campanhas em veículos de comunicação.

Multas

A Prefeitura de Sorocaba aplicou 51 multas relacionadas ao mosquito Aedes aegypti neste ano. De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), as fiscalizações são realizadas em imóveis por meio de solicitações/denúncias da Central de Atendimento e por demanda própria. Entre 1 de janeiro e 5 de abril, foram 510 denúncias/solicitações, 2.830 vistorias, 379 notificações emitidas e, por fim, 51 autos de infração aplicados. (Da Redação)