Buscar no Cruzeiro

Buscar

Demora para exames gera reclamações no Iamspe

09 de Janeiro de 2020 às 08:05

Iamspe orienta o usuário a contatar o Centro de Assistência Médica de Sorocaba (Ceama). Crédito da foto: Luiz Setti (07/01/2020)

A demora para a realização de exames e marcação de consultas de especialidade médica na rede credenciada pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) está gerando reclamações do casal Áurea Laraya Pedroso, de 81 anos, e José Pedroso, de 74 anos, ambos aposentados.

Moradora de Votorantim, a ex-professora aguarda há um ano e meio pela marcação de um ultrassom de mama e também precisa de um ecocardiograma e um eletroencefalograma, entre outros procedimentos. Já o marido necessita realizar ultrassom de próstata, rins e vias urinárias. Como não conseguem pelo convênio público, estão financiando alguns exames com recursos próprios.

“Nós estamos pagando o que é possível pela rede particular. Só que um exame vascular custa R$ 420. Onde vamos parar? Nós não temos reajuste na aposentadoria”, reclama. Conforme ela, o Iamspe desconta mensalmente R$ 100 do casal, mas o atendimento tem piorado: “Você liga nas clínicas que prestam serviço e eles falam que a agenda ainda vai abrir. E vão levando. Já virou o ano”.

Outro aspecto que preocupa a aposentada é o atendimento nos hospitais da região pelo Iamspe. Segundo ela, os casos mais específicos só estão sendo tratados no Hospital do Servidor Público, em São Paulo, mesmo havendo vigência de convênio com o Hospital Modelo em Sorocaba. “Eu era atendida pelo Evangélico, que foi cortado da rede. Sabe quanto custa um táxi pro Hospital do Servidor? 500 reais”, comenta.

Resposta

Em nota, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) informou que “não possui registro de interrupção no atendimento de sua rede no município de Sorocaba, incluindo o Hospital Modelo”.

A orientação do Iamspe é que, no caso de eventual dificuldade de atendimento, o usuário entre em contato com o Centro de Assistência Médica de Sorocaba (Ceama) pelo telefone (15) 3217-3144 ou encaminhe e-mail para o endereço [email protected]. (Da Redação)