Buscar no Cruzeiro

Buscar

Defesa Civil alerta: vai chover mais e a temperatura deve cair

19 de Novembro de 2020 às 00:01

Defesa Civil alerta: vai chover mais e a temperatura deve cair Chuva intensa, como a de ontem, deve ocorrer também nos próximos dias. Crédito da foto: Fábio Rogério (18/11/2020)

O Núcleo de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta laranja de forte chuva em Sorocaba. Estão previstas chuvas fortes de 50 a 100 milímetros, inclusive hoje (19) na cidade.

De acordo com a Defesa Civil, o alerta laranja também inclui a Região Metropolitana de São Paulo, o litoral norte do Estado e as cidades de Ribeirão Preto e Araçatuba e Itapeva.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), hoje (19) o dia também deve amanhecer chuvoso e nublado, com trovoadas isoladas. À tarde e à noite, as condições climáticas não mudam. As temperaturas devem cair, com mínima de 14°C e a máxima, de 18°C. Há possibilidade de ventos que variam de fracos a moderados.

No Estado

Uma mudança no padrão da circulação dos ventos e o deslocamento de uma frente fria estão colaborando para a formação de nuvens muito carregadas sobre o Estado de São Paulo. Em várias áreas paulistas, os temporais observados entre a terça (17) e ontem (18) provocaram diversos transtornos.

Hoje (19), véspera de feriado, o alerta permanece para chuva forte na faixa leste paulista, onde é alto o risco para alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de terra. No interior do Estado, também chove a qualquer hora, mas com fraca a moderada intensidade.

Amanhã, Dia da Consciência Negra, a chuva continua persistente em toda a faixa leste do Estado, inclusive na capital e no litoral. No interior paulista, no entanto, a previsão é de sol.

Somente entre Ribeirão Preto e Franca é que pode chover a partir da tarde.

No sábado (21), o sol volta a predominar em praticamente todas as áreas de São Paulo. Na capital, o céu ainda fica muito nublado, mas sem chuva. Já na faixa litorânea, ainda chove fraco a qualquer a momento. Nas áreas que fazem divisa com Minas Gerais, a chuva pode ocorrer em pontos isolados a partir da tarde.

O domingo (22) será quente em várias áreas paulistas, mas tem previsão de chuva isolada em quase todo o Estado, principalmente à tarde. (Da Redação, com informações do Climatempo)