Buscar no Cruzeiro

Buscar

Defesa Civil alerta para chuva forte nesta sexta

30 de Outubro de 2020 às 00:01

Defesa Civil alerta para chuva forte hoje Ontem, no final da tarde, Sorocaba teve chuva intensa. Crédito da foto: Fábio Rogério (29/10/2020)

O Núcleo de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta laranja de forte chuva em Sorocaba. Está prevista uma precipitação pluviométrica que começou ontem (29) e deverá se estender até esta sexta (30) na cidade. Segundo a Defesa Civil, são esperados de 50 a 80 milímetros de chuva nesse período. O alerta laranja também inclui a Região Metropolitana de São Paulo, o litoral norte do Estado e as cidades de Registro e Presidente Prudente.

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), hoje o dia deve amanhecer chuvoso e nublado, com trovoadas isoladas. À tarde e à noite, as condições climáticas não mudam. As temperaturas devem sofrer queda na véspera do feriado prolongado. A mínima será de 15º C e a máxima, de 21º C.

Região Sudeste

O Sudeste do Brasil deve se preparar para enfrentar muita chuva nos próximos dias, inclusive no Dia de Finados. Entre hoje (30) e a próxima terça (5), os acumulados serão muito expressivos na maior parte da região. Em praticamente todas as áreas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no norte e litoral paulista, os volumes irão superar os 100mm.

Defesa Civil alerta para chuva forte hoje Prevenidas, as jovens enfrentaram a mudança no tempo. Crédito da foto: Fábio Rogério (29/10/2020)

Entre hoje (30) e amanhã (31), a passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste e a circulação dos ventos associada a um sistema de baixa pressão atmosférica vão provocar fortes temporais no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Em todas as áreas desses Estados, a chuva vai ocorrer a qualquer hora e deve vir acompanhada de fortes rajadas de vento. A situação mais preocupante fica entre o litoral paulista, a região serrana do Rio de Janeiro, Zona da Mata Mineira e o extremo sul de Minas - nesses locais, há potencial para granizo, e a chuva extrema pode causar transtornos.

Finados chuvoso

No domingo, dia 1º de novembro, as áreas de instabilidade mais pesadas já vão ter perdido força na maior parte do Estado de São Paulo. No entanto, a capital, o litoral e o norte paulista ainda terão dia chuvoso, praticamente sem aberturas de sol. A mesma previsão é válida para o Rio de Janeiro, Espírito Santo e para a maior parte de Minas Gerais.

Na segunda-feira, feriado de Finados, a nebulosidade ainda vai persistir e há possibilidade de chuva fraca a moderada em todo o litoral do Sudeste, inclusive nas capitais Rio de Janeiro e Vitória. Ainda há risco de temporais entre o norte do Espírito Santo e de Minas Gerais. Na Grande São Paulo e na capital mineira, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove. (Da Redação, com informações da Defesa Civil e do Climatempo)

Galeria

Confira a galeria de fotos