Buscar no Cruzeiro

Buscar

Decoração natalina é destaque e atrai olhares em diversos pontos da cidade

13 de Dezembro de 2020 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]

Decoração natalina é destaque e atrai olhares em diversos pontos da cidade Na casa da família Barbaresco são centenas de papais noéis. Crédito da foto: Fábio Rogério (10/12/2020)

O clima de tensão gerado pela pandemia de Covid-19 não suprimiu totalmente o espírito natalino em Sorocaba. Ao caminhar pela cidade, nota-se algumas decorações natalinas nas vias, casas, comércios e empresas. Diversas famílias e empresários não abandonaram a tradição e, neste ano, enfeitaram as suas residências e prédios empresariais. Para essas pessoas, os itens decorativos são, inclusive, uma maneira de aliviar as angústias deste momento considerado difícil e manter a alegria do Natal.

As luzes natalinas instaladas em grande parte das casas da rua Ulysses Cardoso, na Vila Angélica, na zona norte, chamam a atenção de quem passa pelo local. Na residência de número 213, onde vive a aposentada Irma Aparecida Gomes, de 61 anos, a decoração foi caprichada. Os piscas-piscas azuis instalados no telhado da garagem representam o céu, conta. Todos os símbolos característicos da época, como a árvore de Natal e o Papai Noel, também estão presentes. Decorar o imóvel é tradição anual da família. Neste ano, Irma precisou fazer adaptações, devido à pandemia. Ela queria adquirir novos itens. Porém, por conta do medo de contágio pela Covid-19, decidiu não ir às lojas do Centro. Assim, fez a montagem com os enfeites já disponíveis na sua coleção. Segundo ela, neste Natal, os ornamentos ganharam um significado ainda mais forte. “Como, neste ano, não podemos unir a família, a decoração resgata o espírito natalino”, fala. No imóvel ao lado, número 212, a vizinha de Irma, a dona de casa Maria de Fátima Guimarães Rodrigues, 64 anos, igualmente manteve a tradição. A fachada da casa dela está toda iluminada. O posicionamento das luzes é estratégico, para terem destaque e todos poderem vê-las, explica.

Decoração natalina é destaque e atrai olhares em diversos pontos da cidade Na casa de Irma, montagem da árvore de Natal reúne a família. Crédito da foto: Fábio Rogério (10/12/2020)

Ao passar pela rua Scipioni Landulfo, no Central Parque, na zona oeste, é quase impossível não olhar para a casa número 590. A grande árvore de Natal, as renas, os papais noéis e outros objetos colocados no jardim se destacam, principalmente, à noite. Dentro da residência, o casal de aposentados Marisa Inês de Barbaresco, 68 anos, e Pasqual Barbaresco Neto, 86 anos, segue a linha encantadora da decoração. São tantos componentes que eles até perderam a conta. Mas, para se ter uma ideia, há mais de 200 bons velhinhos espalhados por todos os cômodos. Há, inclusive, produtos de diversos países, trazidos de viagens. Na família Barbaresco, enfeitar o imóvel é costume há 46 anos. A montagem começa já em novembro. Na via onde, anteriormente, havia até concurso para eleger a casa mais bonita e bem decorada, o número 590 é exceção, neste ano. Mesmo assim, para Marisa e Barbaresco Neto, verdadeiros entusiastas da data, a pandemia não foi motivo de desânimo. “Não tem sentido em deixar as peças guardas dentro de caixas”, destaca Marisa.

Empresas

Em algumas empresas, a tradição também prossegue. Na Eduzz, da área de tecnologia e vendas on-line, situada no Jardim Magnolia, na zona oeste, a decoração faz jus à conotação especial da festa. É possível observar uma instalação na qual o Papai Noel pousa na empresa, em seu trenó repleto de presentes; caminhar por um bosque cheio de árvores de Natal; acompanhar a clássica cena do nascimento do menino Jesus, em um enorme presépio; uma carruagem brilhante; além de inúmeras luzes. A Eduzz enfeitou as suas instalações pela primeira vez, sob orientação da equipe organizadora do Natal Iluminado do Céu Sagrado. Houve até evento de lançamento de lançamento da decoração, em 29 de novembro. Devido ao sucesso, agora, a empresa será enfeitada anualmente, afirma Tiago Felipe Moron, responsável pelo endomarketing. O público pode visitar o local de segunda a sexta-feira (exceto em dias de chuva), das 19h às 22h, pelo menos, até o dia 24 de dezembro. “Com a decoração, queríamos levar esperança para todos, já que tem sido um momento difícil”, informa Moron sobre o intuito do enfeitamento.

Decoração natalina é destaque e atrai olhares em diversos pontos da cidade A decoração natalina também está na frente da residência deles. Crédito da foto: Fábio Rogério (10/12/2020)

Na distribuidora Cestas Básicas Sorocaba (CBS), na rodovia Raposo Tavares (SP-270), na Vila Artura, zona oeste, o empenho foi igual. À noite, as luzes da fachada da empresa criam um verdadeiro espetáculo. Entre os componentes, destaca-se uma grande pomba luminosa, o símbolo da paz. De acordo com o gerente administrativo e financeiro, Paulo Henrique Plens Branco, a ornamentação muda todos os anos. O desenvolvimento do projeto começa em junho e, a cada Natal, a equipe busca apresentar novidades. Toda a área interna também está com árvores, guirlandas, papais noéis, dentre outros símbolos. Esta tradição na CBS começou há três anos. A crise de saúde pública não interrompeu o hábito. Pelo contrário, motivou a elaboração de propostas mais criativas. O objetivo foi reforçar a importância da data e retomar, ao menos um pouco, a normalidade, pontua Branco. “A manutenção da decoração é uma forma de ainda podermos celebrar, viver esse momento e o espírito natalino”, completa. Ao contrário dos anos passados, o local está fechado para a visitação dos clientes, por conta da pandemia.

Shoppings

Passear nos shoppings para apreciar as decorações natalinas é um dos programas de fim de ano de várias famílias. Por esse motivo, os centros de compras da cidade igualmente continuaram com as instalações. No Iguatemi Esplanada, no bairro Campolim, zona sul, as clássicas árvores, ursos, laços e bolas estão distribuídos nas áreas do estabelecimento. Os adornos, aliás, foram adequados conforme a pandemia, para conscientizar os visitantes sobre a importância da prevenção ao vírus. “Este ano, trouxemos o nosso tradicional urso, que está presente nos principais pontos do empreendimento. O diferencial é que, neste Natal, ele surge usando máscara, com o objetivo de lembrar a todos da importância de seguirmos adotando as medidas de segurança e proteção”, comenta Renata Corrêa, gerente de marketing. O Papai Noel não está lá, mas as cartas podem ser enviadas digitalmente para ele, por meio de mensagem direta no Instagram (@iguatemiesplanada).

Decoração natalina é destaque e atrai olhares em diversos pontos da cidade A Eduzz caprichou na decoração e abriu as portas para visitas. Crédito da foto: Fábio Rogério (10/12/2020)

O shopping Cidade Sorocaba, na avenida Itavuvu, zona norte, também está enfeitado. O tema da decoração é Vila Doce Natal. O público pode visitar a confeitaria da Mamãe Noel, o trenó do Papai Noel e ver a árvore de Natal, de oito metros de altura, além de itens contemplativos, como presentes, guirlandas e renas. Já o bom velhinho pode ser visto digitalmente, em televisores espalhados pelo local. “O cenário nada mais é do que um retrato das tradições natalinas familiares. A família prepara a árvore, as comidas da ceia, consideradas especiais, embrulha os presentes, as crianças fazem as cartinhas”, detalha Juliana Ramon, gerente de marketing da unidade. (Vinícius Camargo)

Galeria

Confira a galeria de fotos