Buscar no Cruzeiro

Buscar

Debate em Educação idealizado pelo CMESO terá transmissão ao vivo

13 de Outubro de 2020 às 14:52

No dia 21 de outubro acontece a segunda edição do Debate em Educação idealizado pelo CMESO (Conselho Municipal de Educação de Sorocaba), que terá transmissão ao vivo pelo Facebook. O primeiro encontro aconteceu no dia 14. Com quase duas horas de duração, o evento contou com a participação de três especialistas. O público também teve a possibilidade de esclarecer dúvidas durante o debate, realizado e transmitido a partir do Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento (Cecap), mantido pela FUA. O debate teve transmissão ao vivo pelo Facebook do CMESO e do jornal Cruzeiro do Sul, também parceiro do evento.

Como prévia sobre o assunto que será tratado neste segundo encontro, a alfabetização e o ano de 2021 no ensino também foram temas do debate no dia 14. Para a presidente do CMESO, Ana Claudia Joaquim Barros, os objetivos foram atingidos.

“Tudo isso vai subsidiar os estudos do Conselho Municipal de Educação para que a gente possa emitir um parecer técnico a respeito do tema central que é a avaliação e a reorganização curricular”, afirma.

O debate tem como objetivo discutir ideias produtivas acerca do atual momento que a Educação vive. A socialização de pensamentos críticos e inovadores referente ao rumo do caminho educativo da cidade urge mediante às consequências da situação pandêmica que afetou, não somente Sorocaba, como todo o planeta.

Para tanto, autoridades educacionais da cidade se reunirão para elucidar ideias, reflexões e caminhos para pensar de maneira plural em soluções para a avaliação de aprendizagem das atividades não presenciais e planejamento pedagógico referente ao ano letivo de 2021.

As transmissões ao vivo acontecerão pelas páginas de Facebook do Jornal Cruzeiro e do CMESO (Conselho Municipal de Educação de Sorocaba).

No segundo dia de debate, participarão:

  • Professora Doutora Ana Paula Souza Brito

    Orientadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba desde 2008. Pedagoga, formada pela Unesp de Marília, está no magistério há 21 anos. Cursou CEFAM, fez Mestrado e Doutorado pela Unicamp, na área de Psicologia da Educação, com ênfase na perspectiva Histórico-Cultural.

  • Professor Doutorando Sandro Ivo de Meira

    Licenciado, bacharel e mestre em geografia, licenciado em pedagogia, pós-graduado em psicopedagogia institucional e em gestão escolar. Atualmente é diretor de escola na rede municipal de ensino de Sorocaba, doutorando em educação pela Unicamp e membro do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos.

  • Pedagoga Katia Cristina Vergilio Scanavez

    Pedagoga e proprietária da Escola Chácara Viva a Vida há 30 anos, onde criou uma Filosofia própria de Educação. É defensora da infância e acredita numa filosofia humanista, além do respeito ao emocional do aluno na Educação infantil.

No primeiro dia de debate (14 de outubro), participaram:

  • Professora Mestre Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso

    Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós-graduação em Educação Física pela Unicamp, Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba e MBA em Gestão pela Faculdade Pitágoras. Foi Secretária de Educação da Prefeitura de Votorantim. Foi Gestora de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Sorocaba.Atualmente é Professora de educação básica da Rede Municipal de Sorocaba, e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera.

  • Professora Mestre Luciana Bálsamo

    Diretora de escola da rede Municipal de Sorocaba, Pedagoga, Graduada em Letras, Especialista em Psicopedagogia - inclusão escolar e Gestão Escolar, Mestre em Educação.

  • Professora Mara Kitamura

    Formada em Bacharelado e Licenciatura na Universidade Estadual Paulista (Unesp - Rio Claro), Especialização em Comércio Especializado Urbano (Unesp-Rio Claro) e Pós-graduação em Saneamento Básico (UNISO).

 

Galeria

Confira a galeria de fotos