Buscar no Cruzeiro

Buscar

Data da segunda dose da vacina contra Covid gera confusão em Sorocaba

17 de Abril de 2021 às 12:09
Kally Momesso [email protected]

Carteirinhas de vacinação mostram dia 17 como data de retorno para segunda dose. Crédito da foto: Fábio Rogério (17/04/2021)

Atualizada às 15h20

Idosos de 72 anos ou mais relataram ontem (17) confusão com relação à data da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Sorocaba. Apesar do serviço de imunização para esse público ter ocorrido na sexta-feira (16), muitas pessoas afirmaram que não foram receber a vacina por constar na carteira de vacinação o retorno para ontem (17).

Hélio Sidnei Dias Batista, de 73 anos, foi um desses casos. “Hoje (ontem) é dia 17 e eu não achei nenhum posto”, disse. Ele ainda afirmou que havia filas de idosos aguardando vacinação em um dos locais divulgados como ponto de imunização do serviço que ocorreu na sexta-feira. “O Humberto de Campos está cheio de gente. Tem filas e filas e não tem ninguém para dar informação lá”, queixou-se.

Questionada sobre o motivo da confusão, a Prefeitura informou que a data de retorno informada na carteira de vacinação é uma previsão. A municipalidade ainda reiterou que a população acompanhe os canais oficiais da Prefeitura para eventuais alterações das datas, que se adequam às entregas da vacina pelo Governo do Estado.

Já sobre a nova data para aplicação da segunda dose do imunizante, o Executivo informou que “quem não pôde se vacinar na última ação de segunda dose para sua faixa etária, ocorrida na sexta-feira (16), poderá ir normalmente na próxima ação de segunda imunização”.

Foram imunizadas, na sexta-feira (16), com a segunda dose da Coronavac, 7.338 idosos que já haviam sido vacinados com a primeira dose até o dia 20 de março.

Será na terça-feira

Ontem à tarde, a Prefeitura informou que a vacinação da segunda dose da Coronavac em idosos de 70 anos ou mais será na terça-feira (20), com a imunização da segunda dose aos que já se vacinaram com a primeira dose da Coronavac até o dia 24 de março.

A ação ocorrerá das 8h às 12h aos idosos de 71 anos ou mais e das 12h às 16h à faixa etária de 70 anos ou mais, no Shopping Cidade Sorocaba, na Igreja Universal do Reino de Deus Unidade Centro, no Instituto Humberto de Campos e na Sociedade Recreativa São Bento. Não é necessário agendamento. É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e o comprovante de aplicação da primeira dose. O vacinado deverá informar o número do seu CPF ou portar o documento, assim como apresentar um comprovante de residência. A vacinação ocorrerá por sistema drive-thru e também haverá posto de vacinação para os idosos que chegarem a pé ou por meio do transporte público. Nos quatro pontos de vacinação, também haverá arrecadação de alimentos não perecíveis.

Amanhã (19), acontece a continuidade da vacinação dos profissionais de Educação Básica da rede pública e privada, de 47 anos ou mais. Será das 8h às 13h na Igreja Universal Central. (Kally Momesso / Supervisão: Aldo Fogaça)