Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cursos superiores de 7 instituições se destacam

13 de Outubro de 2018 às 07:19

Cursos superiores de 7 instituições se destacam A Universidade de Sorocaba (Uniso) obteve o conceito 4 em cinco cursos. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (12/9/2017)

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram semana passada os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 e dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior que dele derivam, entre eles o Conceito Enade. Das dez instituições de ensino superior que tiveram estudantes avaliados em Sorocaba, sete conseguiram neste indicador cursos com conceito 4 ou 5.

O indicador é calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Enade. Os cursos são classificados seguindo uma escala de 1 a 5. O conceito 3 reúne a maior parte dos cursos e aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2. Já os que tiveram desempenho superior à maioria recebem 4 ou 5.

Posteriormente, essa nota é utilizada no cálculo do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) que combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

Ensino público

Dentre as universidades públicas o desempenho da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) chama a atenção. A instituição obteve o conceito 5 em engenharia florestal, ciência da computação (bacharelado), geografia (licenciatura) e pedagogia (licenciatura). A UFSCar ainda teve nota 4 em engenharia de produção, ciências biológicas (licenciatura), física (licenciatura), química (licenciatura), ciências biológicas (bacharelado) e matemática (licenciatura). Além disso, o curso de ciências biológicas (licenciatura) ficou com o conceito 3. A universidade não tinha um porta-voz disponível para comentar o desempenho da instituição na última quinta-feira.

A Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec) foi avaliada em apenas um curso, tendo obtido a nota 4 em tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas. Já a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) teve nota 3 em engenharia de controle e automação e engenharia ambiental.

Ensino privado

As universidades privadas de Sorocaba avaliadas em mais cursos foram a Uniso, Unip, Esamc, Facens e Anhanguera.

A Universidade de Sorocaba (Uniso) obteve conceito 2 em 12 graduações, 3 em 11 e conseguiu a nota 4 em letras português-espanhol (licenciatura), química (licenciatura), história (licenciatura), geografia (licenciatura) e engenharia de materiais. A instituição destacou o caráter parcial do Conceito Enade, que apenas é um dos componentes do Conceito Preliminar de Cursos (CPC).

A Universidade Paulista (Unip) teve conceito 2 em três cursos e nota 3 em outros sete. A Unip teve ainda conceito 4 em ciências biológicas (bacharelado),  letras - português e inglês (licenciatura), tecnologia em gestão da tecnologia da informação e ciências biológicas (licenciatura). Já o conceito 5 foi conquistado em pedagogia (licenciatura). A instituição afirmou que, por tratar-se de nota parcial, iria comentar em momento oportuno.

A Faculdade Esamc Sorocaba teve nota 2 em dois cursos e 3 em três graduações. Já o conceito 4 foi alcançado em engenharia de produção. A instituição afirmou que os resultados da faculdade ficaram próximos, tanto da média da cidade, quanto da média Brasil. “Ao analisarmos a média geral nacional das provas aplicadas, chegamos à nota 2,9, o que pode indicar que as provas, ou estão desconectadas da realidade dos cursos (em todo o País), ou não conversam com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os mesmos”, afirmou a faculdade em nota.

Na avaliação do diretor acadêmico da Esamc, professor Maurício Marra, para aumentar as notas dos cursos, precisaria haver, por parte do MEC, um direcionamento mais claro naquilo que entendem ser os elementos necessários de melhoria.

A Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) teve nota 3 em cinco cursos e o conceito 4 foi conquistado em engenharia de produção e engenharia da computação. Para o professor Fabiano do Prado Marques, vice-diretor da Facens, o resultado demonstra que os cursos da instituição caminham para a excelência. “Todos os nossos cursos tiveram conceito positivo”, avalia o professor. De acordo com ele, a instituição foi a única privada da cidade a obter o feito.

A Faculdade Anhanguera de Sorocaba teve conceito 2 em cinco cursos e 3 em três. A instituição afirmou que preza pela qualidade de ensino e desenvolvimento de seus alunos. Em referência aos cursos que obtiveram conceito 2, diz que o índice não reflete a solidez do trabalho educacional, pois avalia apenas o momento do estudante durante o exame, sem contemplar a evolução desse aluno e outros quesitos importantes, como a infraestrutura e o corpo docente.

Ainda foram avaliadas a Faculdade de Sorocaba em pedagogia (licenciatura) tendo obtido conceito 3. E a Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba (Fefiso), que obteve conceito 4 em educação física (licenciatura). (Com informações da Agência Brasil)

 

Atualizada às 11h46 - 16/10/2018 para acrescentar o curso Letras - Português e Inglês na Universidade Paulista que obteve conceito 4.