Buscar no Cruzeiro

Buscar

Curso gratuito oferece formação para cultivo orgânico em Sorocaba

24 de Janeiro de 2019 às 08:20

Curso promove formação profissional para cultivar hortaliças. Crédito da foto: Assis Cavalcante / Arquivo Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural vão realizar o Programa de Oleicultura Orgânica em 2019. O curso gratuito vai promover a formação profissional de agricultores e trabalhadores rurais para o cultivo orgânico de hortaliças.

Articulado pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e pela Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), o objetivo do programa é estimular e auxiliar as pessoas na promoção da produção orgânica na cidade. “O governo do prefeito José Crespo vem de diversas formas estimulando o plantio, a comercialização e o consumo de produtos orgânicos, mostrando suas vantagens econômicas, ambientais e sociais”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.

[irp posts="3993" ]

 

Em agosto de 2018, cerca de 70 pessoas da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), entre produtores, representantes de cooperativas, estudantes e autoridades, participaram do Encontro de Agricultura Orgânica no Centro de Referência em Educação (CRE). Outra ação são as feiras realizadas em parques da cidade aos sábados, das 8h às 12h: a Feira Orgânica no Parque Natural Chico Mendes e a Feira do Produtor Rural no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim.

Como participar

Durante o curso, os alunos vão aprender sobre o preparo do solo, compostagem, produção de mudas, plantio, tratos culturais, controle de pragas e doenças, colheita e beneficiamento, custo de produção e comercialização.

Os interessados em participar devem comparecer na reunião de sensibilização, que ocorrerá no dia 11 de fevereiro, às 9h, na sede do Sindicato Rural de Sorocaba, localizado na rua Cônego Januário Barbosa, 158, no Jardim Vergueiro. Na data será definido local onde será realizado o curso, apresentados os interessados em participar, além do agendamento dos módulos do curso.

O Senar tem como missão realizar educação profissional e promoção social das pessoas do meio rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida possibilidade de geração de renda. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (15) 3411-9984 ou (15) 3228-1256. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos