Buscar no Cruzeiro

Buscar

Curso capacita 54 líderes comunitários em cerimônia no Palácio dos Tropeiros

07 de Junho de 2019 às 23:04

Na próxima terça-feira (11), acontece a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão para os alunos do segundo módulo do curso de Liderança Comunitária. O evento será a partir das 19h, no Salão de Vidro do Palácio dos Tropeiros. A formatura marca o encerramento de mais uma iniciativa do Centro de Capacitação LiderAção (CCL) voltada a lideranças de bairros e integrantes de movimentos sociais que participam ou desejam atuar em organizações comunitárias.

O segundo módulo do curso de Liderança Comunitária se desenvolveu entre os meses de fevereiro e maio, beneficiando a 54 participantes, de forma totalmente gratuita, nas Casas do Cidadão Itavuvu, Nogueira Padilha e Ipiranga. O conteúdo abordou a democracia e participação social, direitos e deveres do cidadão, as diferentes esferas do Poder Público, dentre outros temas, transmitido por dinâmicas de grupo, rodas de conversa, exposição dialogada e exercícios práticos durante 24 horas/aula, distribuídas em oito encontros semanais.

A Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) instituiu o CCL em março de 2018, em cumprimento a uma das metas do Plano de Governo Municipal, com o objetivo de fortalecer a participação popular na gestão pública por meio da organização coletiva das comunidades, sendo o curso de Liderança Comunitária a primeira iniciativa neste sentido.

“Apesar de vivenciar os problemas, muitas vezes, as pessoas não sabem como direcionar as reivindicações para os canais corretos. Com o curso, queremos que estes líderes incentivem a cooperação entre os moradores e uma participação mais ativa nos bairros”, destaca a secretária Suélei Gonçalves. Este segundo módulo do curso se desenvolveu em parceria com o Senac Sorocaba. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)