Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cursinhos pré-vestibulares gratuitos estão com as inscrições abertas

18 de Janeiro de 2019 às 11:35

Os cursinhos têm grande procura. Foto: Arquivo JCS

 

*Atualizada às 12h01

 

Cursinhos pré-vestibulares normalmente são caros, e nem todo mundo pode ter acesso a eles. Mas há outras possibilidades para quem deseja entrar numa faculdade -- exemplo são os cursinhos gratuitos oferecidos por alunos e ex-alunos de faculdades de excelente qualidade. O critério básico para ter acesso a eles é sócio-econômica. Mas, atenção, é preciso se apressar, pois a procura é grande.

Cursinho da FADI

O Cursinho Pré-vestibular da Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI) abre hoje inscrições para a formação preparatória ao ensino superior. O projeto, de um grupo voluntário de alunos e ex-alunos, é voltado a jovens de baixa renda. São 200 vagas disponíveis e os interessados passarão por avaliação sócio-econômica.

As aulas gratuitas acontecem na sede na FADI, aos sábados, das 8h às 14h. As inscrições vão até o dia 28 por meio de link disponível na página www.facebook.com/cursinhofadi, e os candidatos devem levar a documentação necessária na faculdade (a lista pode ser encontrada na página), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na rua Dra. Ursulina Lopes Tôrres, 123 - Jardim Vergueiro.

Em entrevista para a Rádio Cruzeiro FM, na última quarta-feira, o advogado Bruno Spinola, professor voluntário, e Carolina Silva, estudante de direito e coordenadora do cursinho, falaram sobre o projeto, que existe há nove anos. Conforme explica Spinola, o projeto fornece, além das aulas de conhecimentos como história e matemática, conteúdos voltados para a cidadania. “O cursinho, além de fornecer conhecimento técnico para prestar esses vestibulares, busca uma formação político-social”, explica.

O advogado Bruno Spinola, professor voluntário, e Carolina Silva, estudante de direito e coordenadora do cursinho. Foto: Cruzeiro FM

Apesar de oferecido pela Faculdade de Direito, o cursinho não é voltado apenas para quem quer ingressar na área. “A gente leva profissionais de carreiras distintas para falar com eles”, conta Carolina, em atividades voltadas à orientação vocacional. Além de alunos e ex-alunos da FADI, neste ano o cursinho terá estudantes da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e, ainda, a colaboração do Rotary Club na confecção do material didático.

O cursinho é direcionado para alunos do 2º e 3º ano do ensino médio que estudam em escolas públicas ou têm bolsa integral em instituições particulares, além daqueles que já concluíram o ensino médio, de 2014 até agora. O resultado da seleção sai no dia 3 de fevereiro.

UFScar e Unesp

Preparação pré-vestibular gratuita também é promovida por voluntários nos campi de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Para quem quer participar do Gerabixo 2019, dos alunos voluntários da Unesp, é preciso se apressar. As inscrições que terminariam hoje foram prorrogadas até o dia 25 de janeiro, e acontecem das 9h às 20h, no campus da Unesp, na Av. Três de Março, 511. O candidato deve levar RG, CPF e histórico escolar. É preciso estar cursando o terceiro ano em 2019 ou já ter concluído o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa 100%, além de ter renda per capta familiar igual ou menor que um salário mínimo e meio (R$ 1.497). Os inscritos passarão por uma prova seletiva. Mais informações: www.facebook.com/Gerabixo.

O Curso Pré-Vestibular Educação e Cidadania (CEC) -- organizado por alunos voluntários da Ufscar -- está com inscrições abertas, com 120 vagas em 2019, divididas em duas turmas: semanal e aos sábado. As aulas da turma semanal serão de segunda-feira a sexta-feira, das 19h às 22h40, no Campus da UFSCar, na Rodovia João Leme dos Santos. A turma de sábado será das 8h às 17h, na E. E. Selma Maria Martins Cunha, no Jardim Tatiana, em Votorantim.

O processo seletivo soma entrevista e um questionário sócio-econômico. É preciso ter concluído ou estar cursando o ensino médio em instituição da rede pública ou da rede particular de ensino, com bolsa de 100%. Para a turma semanal a inscrição é online na página www.facebook.com/CursinhoUFSCarSorocabaCEC (até o dia 10 de fevereiro). Para a turma de sábado a inscrição é presencial, todos os sábados de fevereiro, das 14h às 18h.