Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cuidados de higiene devem ser mantidos

10 de Abril de 2020 às 00:01

Cuidados de higiene devem ser mantidos Lavar bem as mãos é uma das orientações contra a doença. Crédito da foto: Arquivo JCS

O feriado de Páscoa, em meio à pandemia do coronavírus, será diferente para a maior parte das pessoas. Os almoços coletivos devem ser evitados por boa parte das famílias, já que os cuidados de higiene devem ser mantidos.

De acordo com Rafael Pardo, infectologista da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), manter o isolamento neste momento e não descumprir a orientação de quarentena continua sendo primordial. “A orientação é ficar em casa, adaptar as atividades e fazer vídeo conferência para ver os amigos e familiares. Não é hora de visitar parentes, mesmo que em outra cidade. É importante lembrar que muitas pessoas podem ter o coronavírus e não desenvolver os sintomas da doença, o que não as impede de transmitir o vírus”, explica.

“Havendo necessidade de sair para ir às compras, tudo bem. Se possível, evite transporte público para o deslocamento. Além disso, não toque os olhos, nariz e boca neste local e quando for ao mercado, lembre-se de higienizar as mãos com álcool em gel, sempre que possível. Ao chegar em casa, deixe os calçados do lado de fora ou em um local sem circulação e, de preferência, coloque a roupa para lavar e tome um banho”.

Segundo Rafael, o consumo dos alimentos não sofre grandes alterações. “Devemos sempre higienizar e cozinhar, quando necessário, os alimentos antes do consumo. Alimentos como pães, biscoitos, por exemplo, não devem ser tocados com as mãos nuas. Sempre devemos usar um guardanapo ao tocá-los”, complementa. (Da Redação)