Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeiro do Sul aprimora cobertura das eleições municipais

11 de Novembro de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

‘Cruzeiro’ aprimora cobertura eleitoral O debate será o ponto alto da cobertura jornalística. Crédito da foto: Fábio Rogério (9/11/2020)

O Cruzeiro do Sul, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), segue com a tradição de levar para os seus leitores, assinantes e internautas, o melhor conteúdo relacionado à cobertura das eleições. Em 2020, dezenas de atividades foram desenvolvidas ao longo das últimas semanas e ainda há o debate, além da cobertura especial que ocorrerá no domingo (15), data do primeiro turno.

O jornal acompanhou, por exemplo, o embate judicial em torno do pleito. Ao longo das últimas semanas, foram dezenas de textos informando os leitores e eleitores, com decisões judiciais, manifestações do Ministério Público e a palavra das coligações. Foram ainda vários textos mostrando os principais números que envolvem a disputa, incluindo levantamentos exclusivos, com gastos de campanhas, números de candidatos e a situações junto à Justiça Eleitoral.

Além disso, também houve espaço para a publicação das propostas dos candidatos de vários temas definidos pela redação. Os candidatos puderam expor, por exemplo, suas ideias para educação, segurança pública, cultura e lazer e emprego. Visitas ao jornal também foram temas de matérias.

Podcast

Desde 22 de setembro, em parceria com a Esamc Sorocaba e a Ponto MP3, o jornal Cruzeiro do Sul também tem divulgado uma série de trabalhos sobre as eleições por meio de um podcast. O material, disponível em várias plataformas, já realizou dezenas de entrevistas, análises e debateu o cenário da eleição 2020. “A participação nas edições do podcast Conexão Eleitoral tem proporcionado aos estudantes de Jornalismo da Esamc Sorocaba uma experiência essencial ao meio profissional, acompanhando a apuração de dados, produção de notícias e áudio”, afirma Andrea Sanhudo, professora e coordenadora do projeto.

Debate e Cobertura especial

Na quinta-feira (12), a partir das 20h, o jornal Cruzeiro do Sul realizará o debate entre os candidatos que concorrem à Prefeitura de Sorocaba. O evento é uma parceria com a rádio Cruzeiro FM 92,3 e com a Universidade de Sorocaba (Uniso). Será transmitido pelas redes sociais do jornal, da universidade, pela rádio Cruzeiro FM 92,3 e TVCOM, canal 8 da Net.

O jornal terá cobertura especial na data da eleição, no domingo (15), desde as primeiras horas da manhã, com a mobilização da reportagem, até a divulgação dos resultados. Além da equipe de jornalismos do Cruzeiro, o trabalho terá ajuda extra, dos estudantes de jornalismo da Uniso, como tradicionalmente já ocorre.

“Para os alunos é uma experiência única já que a eleição acontece a cada dois anos. Muitos só vão ter uma oportunidade enquanto universitários participar de uma cobertura desse porte. Teremos alunos em toda a Região Metropolitana de Sorocaba. Em cada cidade do eleitor repórter no momento do seu voto ele vai retratar a situação da zona eleitoral, o movimento ao redor da escola, eventual sujeira com santinhos, cabos eleitorais, se estão respeitando as regras sanitárias e outros assuntos”, comenta coordenador do curso de jornalismo da Uniso, Fernando Negrão Duarte.

César Augusto Ferraz dos Santos, presidente do Conselho de Administração da FUA, diz que todo o trabalho realizado pelo Cruzeiro é abrangente, comprometido e extremamente importante. “O protagonismo do Cruzeiro do Sul é muito importante. Pode dar ao nosso público mais consciência na hora do voto. Esse é o papel do jornal”, comenta. “A ideia é levar para o público a maior quantidade de informação necessária para que ele possa tomar a melhor decisão na hora do voto”, lembra.

O cobertura será encerrada com a edição impressa de segunda-feira (16) do Cruzeiro do Sul. (Marcel Scinocca)