Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzamento de dados ajuda a mapear covid-19 nas regiões de Sorocaba

28 de Maio de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Casos por região são obtidos com cruzamento de dados O último boletim epidemiológico apontou a área da UBS do Cerrado com mais casos de coronavírus na cidade. Crédito da foto: Fábio Rogério
(27/5/2020)

Um sistema de geoprocessamento de dados, com base nos endereços dos pacientes com resultado positivo para Covid-19 e suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência, aponta as regiões de Sorocaba com maior concentração de casos. A informação é da coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, Ana Paula Diegues Trindade. Segundo ela, todas as unidades de saúde da cidade, e hospitais públicos e privados, além de laboratórios, são obrigados a notificar o órgão municipal sobre os casos confirmados do novo coronavírus.

“Na notificação, a gente tem os dados dos pacientes, como endereço. Os resultados positivos são lançados em uma planilha para que o sistema de geoprocessamento faça o cruzamento das informações, com os dados de longitude e latitude das UBSs e os endereços dos pacientes. Então, atrás dos dados, há uma planilha de casos confirmados, com os endereços das pessoas”, diz.

No último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica na terça-feira, dia 26, a UBS do Cerrado aparece como a unidade de saúde com a maior concentração de casos positivos, com quase 50. Em seguida, o mapeamento mostra as UBSs Márcia Mendes, Vila Haro, Aparecidinha, Sorocaba 1 e Rodrigo. Já os menores índices de casos da Covid-19 estão nas UBSs Habiteto, Carandá e na Vila Sabiá. A lista inclui no total as 32 UBSs de Sorocaba.

[irp posts="255255" ]

 

Os dados da Secretaria da Saúde (SES) são referentes até às 16h de terça. O boletim da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses de Sorocaba divulgou também o mapa de calor de casos confirmados do novo coronavírus. Na distribuição geográfica, as regiões sudoeste, norte e noroeste possuem a maior parte dos casos.

Só testes rápidos

Conforme a SES, as UBSs de Sorocaba fazem testes rápidos, mas somente para pessoas no oitavo dia de sintomas de gripe. Deste modo, os casos confirmados de Covid-19 na cidade, em relação às UBSs de referência, não significam que o paciente passou por atendimento ou que fez o teste na UBS mais próxima da casa dele.

Se o paciente foi atendido em um hospital de Sorocaba, por exemplo, e lá fez o teste e teve o resultado positivo, a Vigilância Epidemiológica é notificada e os dados da pessoa são computados pelo órgão municipal.

Em relação aos profissionais de saúde das UBSs de Sorocaba, a Prefeitura informa que todos os servidores da área da saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal, devem ser testados. “Inclusive, esse fluxo obedece as normativas ministeriais em relação à testagem para diagnosticar a Covid-19. Em nenhum momento houve negativa para a testagem nesses casos”, diz a pasta. “Dados sobre servidores com suspeita ou confirmação da doença nunca foram negados.”

[irp posts="255242" ]

 

Ainda conforme a pasta, em nota, desde o dia 5 o Ambulatório de Saúde Ocupacional, por meio do Programa Acolhe Servidor, acompanha os casos de todos os servidores com suspeita e confirmação da Covid-19, inclusive os da SES. A Prefeitura garantiu realizar o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos servidores.

Moradores se dizem surpresos

Casos por região são obtidos com cruzamento de dados Cirineu tem um comércio na região. Crédito da foto: Fábio Rogério
(27/5/2020)

A UBS Cerrado fica na rua Visconde do Rio Branco, na Vila Jardini. O local é próximo, por exemplo, das regiões oeste e sul de Sorocaba, logo, faz parte da sudoeste, exatamente onde estão concentrados a maior parte dos casos de Covid-19 na cidade.

Na Vila Jardini, por exemplo, os moradores do bairro continuam seguindo as recomendações que já estão acostumados, como uso de máscara, álcool gel e medidas restritivas nos comércios. Entretanto, em uma praça que fica próxima à UBS e que possui um pequeno centro comercial, até lojas com serviços considerados não essenciais funcionam com restrição de entrada de pessoas. Pelo local, na tarde de ontem, pessoas também andavam sem usar máscara.

Questionados sobre a maior concentração de casos de coronavírus a área da UBS Cerrado, os moradores da Vila Jardini ouvidos pela reportagem ficaram surpresos com a informação.

[irp posts="254988" ]

 

Casos por região são obtidos com cruzamento de dados José não conhece nenhum doente. Crédito da foto: Fábio Rogério
(27/5/2020)

O proprietário de um pequeno comércio no bairro, Cirineu Delgado Santos, 70 anos, disse que desconhecia a informação que a área da UBS do Cerrado é a região com o maior número de casos confirmados na cidade até o momento. Ele disse que também não ficou sabendo de nenhum caso confirmado da doença entre as pessoas que moram na Vila Jardini ou nos bairros próximos.

Já o aposentado José Clemente, 61 anos, comentou que também não sabia da informação e que não conhecia nenhum vizinho ou morador próximo que teve confirmação da Covid-19. “Aqui perto não soube de ninguém que confirmou positivo de coronavírus”, disse. Ele afirma que continua usando máscara e faz a higienização das mãos com álcool em gel, como é recomendado. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos