Buscar no Cruzeiro

Buscar

Criança que engasgou em CEI de Sorocaba morre após 10 dias internada

17 de Novembro de 2019 às 20:05

O acidente ocorreu no Centro de Educação Infantil (CEI-98) Olinda Luz Marte. Crédito da Foto: Fábio Rogério/Arquivo JCS

 

A menina de um ano e cinco meses que estava internada em estado grave no Hospital do Câncer Infantil do Gpaci morreu na noite deste sábado (16), por volta da 20 horas, em Sorocaba.

[irp posts="119036" ]

 

No dia 6 de novembro, a criança engasgou com um caroço de jabuticaba durante uma atividade, no Centro de Educação Infantil (CEI-98) Olinda Luz Marte, no Jardim Tropical, que faz parte da rede municipal de ensino da Prefeitura de Sorocaba.

O velório da menina ocorre a partir das 21h deste domingo, na funerária Ofebas, no bairro Jardim Santa Rosália. E o enterro está marcado para as 10h desta segunda-feira (18), no cemitério da Consolação, em Sorocaba.

Desde o incidente na creche municipal, a menina estava internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do hospital do Gpaci.

Por intermédio de uma postagem em uma rede social, a família da criança informou não querer falar sobre o assunto com a imprensa.

Já a Prefeitura de Sorocaba, em nota enviada ao Cruzeiro do Sul, afirma que “a Secretaria da Educação (Sedu) lamenta e se solidariza com a família da criança, informando que tem dado todo o apoio necessário mediante a situação”.

O acidente

De acordo com a Sedu, o fato ocorreu na tarde do último dia 6, durante uma atividade pedagógica sobre o tema “Consciência Negra”, quando a turma do Berçário B teve contato com jabuticabas, visando experenciar a textura e o sabor da fruta, que aparece na história apresentada aos estudantes no projeto citado.

“Durante a atividade, a menina, ao experimentar a jabuticaba, sofreu um engasgo com a fruta”, diz a pasta municipal.

Ainda segundo a Sedu, “imediatamente a unidade escolar acionou o Samu e a família da menina. Uma das profissionais que possui o curso técnico de enfermagem assumiu o controle da situação até a chegada do resgate, o que ocorreu cerca de 20 minutos após.

Assim que assumiu o atendimento da criança, o Samu a encaminhou até o hospital do GPACI, para internação na UTI, onde recebeu todo o entendimento necessário”, diz a nota.

A Sedu disse também que “no que tange à capacitação em noções básicas de primeiros socorros dos seus profissionais, a pasta reconhece a importância da Lei número 13.722, de 4 de outubro de 2018, e busca conceber um processo sólido para execução da mesma, tendo inclusive iniciado o processo para tal junto à Secretaria de Negócios Jurídicos, para ciência e garantia dos aspectos legais de tal implementação”.

Conforme a Sedu, esse trabalho teve início em agosto e aguarda os trâmites legais. “A rede municipal de ensino conta com aproximadamente 160 unidades escolares e 3 mil profissionais da Educação. Assim, a Sedu estuda a melhor maneira de cumprir o disposto legal”, diz a pasta municipal. (Ana Cláudia Martins)