Sorocaba e Região

Crespo divulga nota e diz que viagem ao Uruguai estava programada há meses

O prefeito de Sorocaba lamentou "a crueldade com que esse assunto íntimo e constrangedor foi exposto publicamente"
José Crespo é prefeito de Sorocaba. Crédito da foto: Adriana Massa / Secom Sorocaba (25/6/2019)

O prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM), divulgou neste sábado (13) uma nota para comentar a viagem feita ao Uruguai durante a vigência do atestado médico de 14 dias apresentado à Comissão Processante da Câmara de Sorocaba. Segundo o chefe do Executivo sorocabano, o passeio havia sido programado há meses e ele estava autorizado a fazê-lo mediante alguns cuidados e restrições.

Crespo foi fotografado em um restaurante de Montevidéu ao lado da primeira-dama, Lilian Crespo, no domingo (7). A imagem começou a circular em grupos de aplicativos de mensagem, chegando à redação do jornal Cruzeiro do Sul, sexta-feira (11), dia de veiculação de reportagem sobre o assunto também pela TV TEM.

A Comissão Processante havia acordado com Crespo que iria ouvi-lo em sua casa, no próximo dia 22, e já adiantou que oficiará o chefe do Executivo para que preste esclarecimentos sobre a viagem. Uma reunião sobre o assunto ocorreu na tarde desta sexta-feira (12) no gabinete do vereador Hudson Pessini (MDB), relator da Comissão.

Confira, na íntegra, a nota de esclarecimento divulgada pelo prefeito de Sorocaba:

“Diante das notícias veiculadas na imprensa sobre minha viagem ao Uruguai no último ferido do dia 9 de julho, venho a esclarecer:

– Após alguns exames médicos fui diagnosticado com HBP (Hiperplastia Benigna da Próstata) que acarreta a obstrução do canal urinário, causando desconforto e constrangimentos, além de exigir cuidados com eventual aparecimento de um tumor maligno (câncer de próstata).

– Diante disso, o urologista Dr. Hugo Hopólyto me indicou o cirurgião especializado Dr. Limírio Leal da Fonseca Filho, com consultório na capital paulista, cujo especialista recomendou intervenção cirúrgica, realizada no dia 07/06/19.

– Em razão da cirurgia ter ocorrido em região vascularizada, a cicatrização teve complicações, com incômodos constantes, tais como sangramento interno e incontinência urinária, com dores na região afetada.

– Após alguns dias hospitalizado, permaneci em repouso domiciliar exercendo todas as atividades administrativas concernentes ao cargo, tal como se pode constatar no Diário Oficial do Município.

– Com o agravamento do incômodo e dos efeitos colaterais passei por consulta médica no dia 03/07/19, ocasião em que me foi recomendado repouso domiciliar por 14 dias, conforme documento médico, além de ingestão de medicamento específico.

– Por conta disso, cancelei minha agenda oficial de reuniões e eventos públicos diante dos constantes incômodos e constrangimentos que poderiam me sujeitar (sangramentos e incontinência urinária), permaneci em repouso, mas despachando todos assuntos do Executivo, ressaltando que meu estado de saúde não implicou em internação ou imobilização, também não fiquei acamado.

– A viagem para Uruguai com minha esposa no feriado de 09 de julho estava programada há meses e estava autorizado a fazê-la mediante alguns cuidados e restrições. Além do mais, era a oportunidade para descanso.

– Retornei a São Paulo no dia 09/07, portanto, já estava aqui no dia 11/07, dia agendado para minha oitiva na Comissão Processante, mas com a ciência dos Vereadores que me ausentaria e os receberia em data próxima para conclusão dos trabalhos, sem qualquer prejuízo para os trabalhos, tanto é assim que foi agendada a oitiva para o dia 22/07.

– Lamento profundamente que maliciosamente se sugeriu até mesmo que teria apresentado atestado médico falso, que estaria simulando suposta doença para me esquivar de compromissos e obrigações, o que jamais fiz na minha história política.

– Lamento a crueldade com que esse assunto íntimo e constrangedor foi exposto publicamente e as maldades disseminadas para instaurar uma crise política.

– Continuo tomando medicamentos e sob supervisão médica para tratar dos efeitos colaterais da cirurgia na próstata, também realizarei novos exames por estar em situação de risco para câncer de próstata.

– Reafirmo meu respeito a todos Vereadores de Sorocaba e que jamais me utilizaria de ardil para deixar de prestar esclarecimentos ao Parlamento.

– Agradeço, por fim, pelas centenas de mensagens de solidariedade que recebi nas últimas 24h, agradeço em especial a minha família – esposa, filhos e netos – pelo conforto e carinho que estão me dispensando.

– Que Deus nos abençoe, que Deus abençoe nossa cidade de Sorocaba.

José Crespo – 13/07/2019.”

Leia mais  Criança de 3 anos morre após ser arrastada por cavalo em Mairinque
Comentários

CLASSICRUZEIRO