Buscar no Cruzeiro

Buscar

Creches polo estão com poucos funcionários em janeiro

27 de Janeiro de 2019 às 07:49
Marcel Scinocca [email protected]

Durante esse mês, as chamadas creches polos - que só funcionam em janeiro para receber alunos de zero a três anos, se tornam a única opção para centenas de pais em Sorocaba que precisam trabalhar. Entretanto, em ao menos uma delas, houve dias em que havia mais crianças para o número de adultos trabalhando do que estipula a própria Prefeitura de Sorocaba, ou seja, no máximo 14 crianças por adulto.

O caso ocorreu no Centro de Educação Infantil (CEI) 66, na Vila Haro, onde pais e funcionários relataram o problema, que teria ocorrido ao menos duas vezes na semana passada. Conforme eles, apenas dois adultos atendiam mais de 30 crianças. Um funcionário explica que, além do diretora da escola, uma funcionária da limpeza teria tido que ajudar. A situação foi amenizada com a transferência de profissionais de outras creches.

“Na verdade, até minha ex-mulher percebeu que não tinha número suficiente de adultos pelo número de crianças. Tinha 30 para duas. Até as mães estavam reclamando. Aí as professoras falaram que viria mais gente para ajudar”, contou um pai na terça-feira (22). Os relatos também falavam de crianças de várias idades na mesma sala.

Em vídeo gravado em 16 de janeiro e veiculado em rede social, o secretário municipal de Educação, André Moraes, já havia falado sobre a unidade e os problemas. Na filmagem, ele contou que houve chamados de mães de alunos. Apesar de dizer que não havia problemas na unidade, ela argumenta que mais profissionais foram enviados para ajudar os auxiliares de educação do local.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, afirmou que no CEI-66 duas auxiliares precisaram se ausentar por motivos médicos. “Em ambos os casos foram disponibilizados funcionários da Sedu para reposição, portanto as crianças não ficaram sem atendimento. A respeito da diretora que precisou ajudar no cuidado das crianças, ela possui formação e total autonomia para auxiliar nesta situação quando necessário”, acrescenta. A Sedu negou que tenha conhecimento sobre a ajuda da funcionária da limpeza.

Sobre o fato de haver crianças com idades diferentes, a Sedu alegou que, por ser um atendimento excepcionalmente voltado com exclusividade à recreação, forma-se grupos de crianças com idades próximas, para que haja interação entre elas, já que o número de presentes é bem menor do que durante o resto do ano.

Ao menos 536 crianças foram matriculadas em creches polos e a frequência média diária é de 328 crianças. Há 145 auxiliares de Educação no atendimento dessas crianças, de acordo com a Secretaria de Educação.