Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19: Sorocaba inicia vacinação de idosos acima de 90 anos nesta 5ª

03 de Fevereiro de 2021 às 10:44
Ana Claudia Martins [email protected]

Vacina aplicada será a Coronavac enviada pelo Governo Estadual. Crédito da Foto: Divulgação / Governo de SP

Sorocaba inicia a vacinação de idosos de 90 anos ou mais contra a Covid-19, a partir desta quinta-feira (4). A imunização ocorrerá das 7h às 16h30 em dois locais.

Para quem irá de carro, no sistema drive-thru, a imunização será no bloco B, no shopping Pátio Cianê, com entrada pela avenida Afonso Vergueiro, após o Terminal Santo Antônio, próximo a sede de uma igreja evangélica. Para quem não irá de veículo, a vacinação será em um espaço montado na saída entre o Terminal Santo Antônio e o Pátio Cianê.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, os dois locais estarão sinalizados tanto para quem irá de veículo no sistema drive-thru, e para quem irá a pé. O espaço entre o terminal e o shopping é para atender inclusive os idosos que usam o transporte coletivo. Lembrando que neste início da vacinação a faixa etária contemplada é somente pessoas de 90 anos ou mais. Não será necessário o agendamento.

A estimativa da Secretaria da Saúde (SES) é que no total sejam vacinados aproximadamente 1.380 idosos de 90 anos ou mais, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a quantidade de pessoas nessa faixa etária na cidade.

Conforme a SES, a estimativa é que todos os idosos de 90 anos ou mais sejam vacinados nesta quinta. Lembrando que pelo calendário divulgado pelo governo estadual para a vacinação de idosos contra a Covid-19 a campanha começaria somente na próxima segunda (8). Porém, a Prefeitura de Sorocaba antecipou a imunização porque há doses da vacina. As demais faixas etárias da população idosa da cidade deverá aguardar a divulgação do início da imunização, o que deverá ocorrer já nos próximos dias.

Vacinação em asilos e idosos acamados

Nesta quinta-feira (4) também será iniciada a vacinação nos idosos acima de 60 anos institucionalizados, ou seja, somente aqueles que moram em instituições de longa permanência, como asilos.

Paralelamente, haverá a vacinação dos idosos acamados dos programas do Médico da Família, Melhor em Casa e Estratégia Saúde da Família, além dos idosos acamados que não fazem parte de programas da Prefeitura, mas se cadastraram nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receber a vacinação domiciliar.

Vacinação dos demais profissionais da saúde

No total, a Secretaria da Saúde (SES) concluiu os 4.860 agendamentos e as vacinações dos demais trabalhadores da saúde, que não atuam na linha de frente do combate à Covid, também serão realizadas a partir desta quinta (4), em seis UBSs: Éden, Escola, Maria do Carmo, São Bento, Sorocaba 1 e Paineiras.

A SES iniciou na noite desta terça-feira (2) o agendamento virtual da vacinação contra a Covid-19 para profissionais da saúde em menos de 24 horas todas as vagas foram preenchidas.

Nesta etapa, poderão se vacinar, os seguintes profissionais que atuam nos serviços de saúde: assistente social; biólogo; biomédico; cirurgião dentista; cozinheiro e auxiliares; enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; médico; médico veterinário e seus respectivos técnicos e auxiliares; motorista de ambulância; nutricionista; odontólogo; pessoal da limpeza; psicólogo; profissional da educação física; recepcionista; segurança; sepultador; técnico em laboratório de análises clínicas e terapeuta ocupacional, além de outras profissões da área da saúde.

No ato da vacinação, é obrigatória a apresentação do documento que comprove atividade profissional em estabelecimento de saúde. As UBSs farão o serviço de vacinação das 8h às 22h.

A SES informa que, assim que Sorocaba receber do Estado novas doses da vacina, será possível abrir novas agendas, para dar continuidade na imunização desses profissionais. Até segunda (1º), Sorocaba já tinha imunizado 16.152 trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. Isso representa 98% do total de doses recebidas.

População pode denunciar irregularidades

Para que a campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 continue acontecendo de forma regular e legal na cidade, a Prefeitura de Sorocaba informa que a população pode e deve denunciar qualquer eventual irregularidade observada na aplicação ou possível “fura-fila”, em desacordo com as regras e o calendário prioritário estabelecido, em conformidade com o Estado de São Paulo e o Ministério da Saúde.

As denúncias sobre irregularidades na vacinação podem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município: (15) 99129-2426, das 8h às 17h. (Ana Cláudia Martins)