Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19: na 1ª etapa, Votorantim vacinará cerca de 24 mil pessoas

11 de Janeiro de 2021 às 16:46

Na primeira etapa de imunização, cerca de 24 mil votorantinenses devem ser vacinados contra a Covid-19. Crédito da foto: Chadan Khanna/AFP

Na primeira etapa, aproximadamente 24 mil pessoas serão vacinadas contra a Covid-19 em Votorantim. Assim como todo o Estado de São Paulo, a cidade iniciará a vacinação no dia 25 de janeiro. O município seguirá o plano estadual de imunização, definido pela Secretaria de Estado da Saúde. Para atender a população, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade terão horários estendidos e atenderão nos fins de semana, enquanto outras vão adotar o sistema drive thru.

Inicialmente, serão imunizados os grupos de risco. Em 25 de janeiro, 4.300 profissionais da saúde, bem como indígenas e quilombolas serão os primeiros a receber a vacina. A partir de oito de fevereiro, idosos com 75 anos ou mais serão imunizados. Em 15 de fevereiro, as doses começam a ser aplicadas em pessoas de 70 a 74 anos. Já no dia 22 do mesmo mês, o público são os idosos com idades entre 60 e 69 anos. Por fim, em 1º de março, podem se vacinar os votorantinenses na faixa etária dos 60 aos 64 anos, fechando, assim, o primeiro clico. Ao todo, 19.500 idosos deverão ser vacinados.

Atendimento

Nas UBSs dos bairros Itapeva, Vila Amorim, Jardim Novo Mundo,, Jardim Archila, Jardim Clarice, Jardim Tatiana, Jardim Cristal e Green Valley, o atendimento será de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Jas nas unidades do Jardim Serrano, Vila Nova, Parque Bela Vista, Barra Funda, Rio Acima, Vila Garcia, e no Pronto Atendimento (PA) Materno Infantil, no centro, a imunização ocorrerá de segunda a sexta, das 7h às 22h.

Fim de semana

As UBss da Vila Nova, Jardim Serrano, Parque Bela Vista, Rio Acima, Itapeva, Barra Funda, Jardim Clarice, Vila Garcia e Jardim Novo Mundo também funcionam aos sábados, das 8h às 12h. As quatro primeiras ainda abrem aos domingos, no mesmo horário.

Drive thru

As unidades de saúde da Vila Nova, Rio Acima, Vila Garcia, Jardim Archila, Parque Bela Vista, Itapeva, Jardim Serrano, Jardim Novo Mundo, Jardim Tatiana e Barra Funda vão aplicar a vacina em sistema drive-thru.

Aglomeração

A Secretaria de Saúde (Sesa) orienta os munícipes a não causar aglomeração nos locais de vacinação, pois as doses ficarão disponíveis por vários dias. (Da Redação)