Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19: Estado de SP voltará para a fase vermelha no Natal e Ano Novo

22 de Dezembro de 2020 às 13:27
Vinicius Camargo [email protected]

Sorocaba registra 64 pessoas recuperadas da Covid-19 em 24 horas Medidas serão mais restritivas no Natal e Ano Novo. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (28/04/20)

Atualizada em 23/12/2020, às 7h26

As 48 cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba e todo o Estado de São Paulo voltarão para a fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo no Natal e Ano Novo. Entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1º a 3 de janeiro de 2021, apenas os serviços essenciais poderão funcionar em todo o Estado. O anúncio das novas limitações foi feito na tarde desta terça-feira (22), pela secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen. O objetivo do rebaixamento temporário é evitar o aumento de novos casos, mortes e internações pela Covid-19 após as festas de fim de ano.

Nesta terça (22), o governo estadual também realizou atualização extraordinária do Plano São Paulo. A região de Presidente Prudente, no oeste paulista, foi rebaixada para a fase vermelha, por atingir 83,1% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esta foi a única mudança. As outras 22 áreas, incluindo a região de Sorocaba, permaneceram na classificação 3 (amarela). Mas o site UOL noticiou ontem que a secretária Patrícia Ellen elencou as regiões de Sorocaba, Registro e Grande São Paulo, principalmente o ABC, como as que mais preocupam quanto ao aumento na ocupação de leitos.

“Está sendo feito um trabalho da (secretaria da) Saúde de realocar leitos e priorizar essas regiões, com abertura de novos leitos, que é a região de Registro, teve um aumento importante, na região de Sorocaba e na Região Metropolitana (de São Paulo), em especial na região do ABC. Essas são regiões que estão com ocupação de leitos maior. Nenhuma delas passou da barreira de risco que é a barreira vermelha, mas a gente tem sempre alguns municípios específicos que tem mais dificuldades”, destacou.

A região de Presidente Prudente regrediu para a fase vermelha quando o índice de ocupação total de leitos em UTI Covid (considerando leitos públicos e privados) chegou a 83,1%. O limite estabelecido pelo Estado é de 80%. Sorocaba, ontem, registrava 71,1%.

O que muda

A atual fase amarela permanece inalterada até quinta-feira (24). Na sexta (25), entram em vigor as regras da fase vermelha, e, a partir de segunda (28), retornam as determinações anteriores. Na sequência, de 1º a 3 de janeiro, voltam as medidas mais restritivas, e, no dia 4, mais uma vez, ocorre a flexibilização. Durante o período de restrições, somente locais como supermercados e farmácias poderão abrir. Já bares e restaurantes, por exemplo, deverão estar fechados.

Nas últimas quatro semanas, todos os índices relativos à pandemia do novo coronavírus aumentaram em São Paulo, informou o governo. O número de novos casos da doença subiu 54%, as mortes tiveram alta de 34% e as internações cresceram 13%. Em todo o Estado, há mais de 1,3 milhão de positivações e 45.395 óbitos pela Covid-19.

O endurecimento das regras visa, sobretudo, inibir o agravamento do cenário pandêmico. O principal objetivo é coibir aglomerações durante as festas e a consequente elevação desses números, informou Patrícia. “Não estamos em momento de aglomerações e de festas”, justificou sobre as mudanças.

A próxima atualização do plano de flexibilização ocorrerá em 7 de janeiro. O governo já adiantou que, na ocasião, nenhuma região avançará para a fase 4 (verde), mais flexível.

Sorocaba

O decreto 26.028/2020 divulgado ontem (22) pela Prefeitura de Sorocaba dispõe sobre as medidas excepcionais a serem adotadas no município nos dias 25 a 27 de dezembro de 2020 e 1º a 3 de janeiro de 2021, em razão das novas restrições impostas pelo Governo Estadual, dentro do Plano São Paulo de medidas de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Conforme a Prefeitura de Sorocaba, o decreto permite autorizar, com atendimento presencial, somente as atividades essenciais: farmácias, hipermercados, supermercados e mercados; feiras livres; lojas de materiais de higiene pessoal e limpeza; lojas de vendas de alimentação para animais; padarias, açougues, peixarias; hortifruti granjeiros; quitandas; centro de abastecimento de alimentos; postos de combustíveis; pontos de vendas de água e gás.

Todos os demais tipos de comércio deverão suspender o atendimento presencial. Os restaurantes e lanchonetes poderão funcionar, mas apenas para o sistema de entrega e drive-thru. Todos os estabelecimentos que estiverem incluídos entre as exceções deverão obedecer aos protocolos de saúde e adotar as medidas de modo a evitar aglomerações de pessoas em suas dependências.

Igrejas, templos religiosos e afins estão obrigados a obedecer ao que está estabelecido no decreto 25.767, de maio de 2020, que estabelece normas específicas. (Vinicius Camargo, com informações de Estadão Conteúdo e Secom Sorocaba)