Buscar no Cruzeiro

Buscar

Corte de árvores para obras gera críticas em Votorantim

23 de Junho de 2019 às 10:53

A obra em questão percorre uma área extensa entre o Parque Santos Dumont e o bairro Itapeva. Crédito da foto: Erick Pinheiro.

A derrubada de árvores para a implantação de um emissário de esgoto na bacia do córrego Itapeva, em Votorantim, tem gerado reclamação de moradores nas proximidades da obra realizada pela concessionária Águas de Votorantim. O publicitário Wesley Marques de Souza, 35, diz que a intervenção é uma “amputação de espécies nativas”. “Foram podadas de maneira equivocada ipês brancos e roxos, aroeiras, sibipirunas e ingás, entre outras. Eles dizem que há autorização, mas essa poda poderia ser mais consciente”, afirma ele.

A obra em questão percorre uma área extensa, saindo do Parque Santos Dumont até o bairro do Itapeva, passando por vias como a Antônio Lopes dos Santos e a Nelson Teixeira, com destino final na Estação Elevatória de Esgoto Trevo Votocel. São 3.100 metros de tubulação. O Cruzeiro do Sul esteve no local e observou que foi aberto uma espécie de canal em trechos paralelos ao Parque Municipal das Aves. “Nós moradores até tentamos conversar com o pessoal que estava fazendo a obra, mas eles já estavam passando com as máquinas”, lembra o publicitário.

A construção teve início em outubro do ano passado, com investimento de cerca de R$ 1,5 milhão e previsão de conclusão no primeiro semestre de 2019. À época do começo dos trabalhos, o gerente operacional da Águas de Votorantim, Ailton Brun, comentou que a tubulação existente naquela região estava “próxima ao limite” de atendimento e que a implantação visava atender “demandas futuras”. O superintendente da concessionária, Alex Macedo, dizia que o novo emissário conseguiria atender a demanda por pelo menos 30 anos.

Em relação ao corte de árvores, a concessionária informou que tem autorização da Cetesb para a supressão da vegetação e passagem do emissário de esgoto. “Trata-se de uma obra de grande porte, para substituir o emissário já existente na bacia do córrego Itapeva, que apresenta problemas em vários pontos e está subdimensionado para a região”, complementou. (Da Redação)