Buscar no Cruzeiro

Buscar

Corrida Pink do Bem leva mais de 2 mil pessoas ao Parque das Águas

27 de Outubro de 2019 às 12:59

Entre as camisetas de cores variadas, o rosa se sobressaiu como cor dominante e também nos detalhes. Crédito da foto: Carlos Araújo

 

Mais de 2 mil pessoas prestigiaram na manhã deste domingo (27) a 5ª edição da Corrida Pink do Bem no Parque das Águas, em Sorocaba. Do total, 1.500 foram os participantes das corridas de 10 e 5 km e da caminhada e o restante do público foi composto por parentes e amigos que se juntaram em animadas torcidas. A avaliação é da presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Maysa Miceli Santini de Souza.

O evento encerrou o calendário de atividades da campanha Outubro Rosa de prevenção contra o câncer de mama e do colo de útero. Em clima de festa, com direito a muita música e coreografias para ajudar no aquecimento, o público se divertiu com a atividade que uniu esporte e saúde da mulher. Homens e crianças também participaram. No sistema de som, o radialista Valter Calis fez a comunicação com o público. Entre as camisetas de cores variadas, o rosa se sobressaiu como cor dominante e também nos detalhes.

O empresário Denilson José Viana, de 35 anos, foi o vencedor na modalidade de 10 km, categoria masculino. Ele disse que “é importante conciliar a atividade física com a prevenção; a iniciativa é voltada para o público feminino, mas a gente está envolvido também”. Lembrou que os homens apoiam a campanha também porque têm esposas, mães, filhas, irmãs, amigas, entre outros relacionamentos familiares e sociais.

A corredora Ana Paula Rocha, de 38 anos, disse que a vinculação da corrida ao tema de saúde da mulher “dá um gás especial para participar” e também ajudar a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer.

Uma das líderes do grupo Divas que Correm, Bruna Coqueto, de 26 anos, disse que sempre teve vontade de correr mas achava difícil. Começou a correr há um ano e meio, conheceu o grupo Divas que Correm e se integrou. O grupo incentiva mulheres a participar de atividades físicas para buscar qualidade de vida.

Os homens também participaram da ação. Crédito da foto: Carlos Araújo

O coordenador do projeto Atleta Cidadão do Habiteto, Antonio Cícero da Silva, o Toninho Corredor, que participou dos 5 km, elogiou a iniciativa: “É muito bom participar dessa prova. Saúde e esporte sempre juntos. Evento da Liga que contribui com as mulheres no tratamento do câncer.”

A participação de atletas experientes na Corrida Pink do Bem também contribui para elevar o nível do evento como competição esportiva. Toninho Corredor, por exemplo, participa de corridas há muitos anos e também organiza corridas para crianças da região do Habiteto. Denilson José Vieira acumula duas corridas de São Silvestre e duas maratonas. Nesta manhã de domingo, completou os 10 km em 35 minutos e 25 segundos.

Atendimentos pela Liga

Maysa falou da sua satisfação com a corrida desta manhã com agradecimentos à cidade de Sorocaba e à região, pois muitos inscritos vieram de cidades vizinhas. “É uma causa maravilhosa”, disse, referindo-se à ligação entre atividade física e saúde da mulher.

Maysa também lembrou que a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer destina os recursos arrecadados com atividades como a de hoje para ajudar as mulheres na prevenção e tratamento da doença. Por exemplo, a entidade paga mamografias, ultrassons de mama e biópsias, com a participação da clínica Pró-Femme.

Em 2018 a Liga realizou 800 mamografias e em 2019 arcou com os custos de 500 ultrassons de mama e 32 biópsias. Para 2020 a Liga pretende destinar recursos para cirurgias, dependendo da demanda existente na Prefeitura. As mulheres atendidas são das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Várias delas participaram da modalidade de caminhada na manhã deste domingo.

Os vencedores foram premiados. Crédito da foto: Carlos Araújo

Vencedores no pódio

Os três primeiros lugares na modalidade 5 km, categoria feminino, foram ocupados por Yara Guariglia, 1º lugar; Maria Aparecida de Oliveira, 2º lugar; Débora Andrade, 3º lugar. Também nos 5 km, categoria masculino, os vencedores foram Roberto Marques dos Santos, em 1º lugar; Wesley Ferreira Maia, em 2º lugar; Adenaldo de Souza Brito, 3º lugar.

Os três primeiros lugares na modalidade 10 km, categoria feminino, foram vencidos por Marina João Martins, 1º lugar; Joelma Vieira Dantas Francisca, 2º lugar; Roseli Aparecida Achnitz, 3º lugar. E também nos 10 km, categoria masculino, os vencedores foram Denilson José Vieira, 1º lugar; Henrique Schultz, 2º lugar, Fabiano Ferreira da Silva, 3º lugar.

A organização da corrida ficou a cargo da Associação Atlética Santi Pegoretti (AASP).