Buscar no Cruzeiro

Buscar

Corredor BRT da avenida Ipanema passa por testes sem passageiros

10 de Abril de 2021 às 00:01
Jomar Bellini [email protected]

Corredor BRT da avenida Ipanema passa por testes sem passageiros Urbes ainda não informou quando os ônibus começam a circular. Crédito da foto: Fábio Rogério (9/4/2021)

O início da operação do corretor da avenida Ipanema do BRT vai alterar linhas que atendem a zona norte de Sorocaba. A Urbes ainda não informa o prazo em que os ônibus devem começar a circular, mas já iniciou os testes sem passageiros, com a checagem de funcionamento da frota e das estações.

O Corredor BRT Ipanema será composto por duas vias, com 6,2 km de pavimento rígido e 10 estações bidirecionais de embarque e desembarque. As estações foram construídas no canteiro central e as estruturas seguem o mesmo modelo já implantado no Corredor BRT Itavuvu. Trata-se do segundo corredor exclusivo BRT, de um total de três (Itavuvu, Ipanema e Oeste) previstos no projeto total.

Os ônibus terão como origem o Terminal São Bento (TSB), que também faz parte desse eixo Norte, e está com as obras praticamente concluídas. A estrutura está sendo construída próximo ao Jardim Botucatu, na rua comendador Genésio Rodrigues, 377.

Após a conclusão dos primeiros testes, será iniciada a fase de operação assistida. “Trata-se de uma etapa de adaptação e de ajustes necessários para o início de uma nova operação”, informa Manoel Ferreira, diretor de Operações da concessionária. Assim que concluir esses ajustes finais, o BRT informou que vai aguardar a liberação das autoridades e agentes reguladores para que os ônibus possam entrar em circulação.

Mesmo sem informar a estimativa da data em que o sistema deve começar a operação, a Urbes decidiu antecipar a divulgação das mudanças já previstas no novo sistema.

Mudanças nas linhas

Cinco novas linhas serão operadas no Corredor BRT Ipanema. A atual 62 São Bento dará lugar à E160 São Bento, deixando de atender à avenida Dr. Gualberto Moreira. Seguirá pela av. Vinicius de Moraes, até o Terminal São Bento (TSB) e entrará no Corredor Ipanema, até o Terminal Santo Antônio (TSA). Já, a 70 - Novo Horizonte vira E170 Nova Sorocaba, com trajeto até a estação Nova Sorocaba e, depois, retornando para o bairro.

As linhas 81 Carandá e 81/1 Altos do Ipanema não terão alterações nos seus itinerários, mas receberão, respectivamente, as denominações E180 Carandá e E181 Altos do Ipanema, seguindo pelo Corredor Ipanema até o TSA. Haverá, ainda, a criação da linha T150 TSA/TSB, ligando os Terminais São Bento e Santo Antônio.

Seis linhas operadas pela empresa Consor (A26 Bom jesus, A59 Maria Eugênia, A62/1 São Bento 2, A69 Caguaçú e A76 São Guilherme) deixarão de seguir para o TSA, sendo direcionadas ao TSB. Também terá o seu ponto final no TSB a linha 307 Interbairros VII, deixando de parar na Alameda Iguape.

O Jardim Santa Marta deixará de ser atendido pela linha 69 Caguaçú e passará a ser atendido pela nova linha A62 Santa Marta (do bairro até o TSB). Outras duas linhas da Consor (A21 Lopes de Oliveira e a nova A70 Botucatu/Novo Horizonte) terão como destino final a estação de integração Eco Ipanema.

As estações que fazem parte do Corredor Ipanema do BRT são: UPH Zona Norte, Vila Guilherme, Vila Angélica, Aeroporto, Jardim Planalto, Nova Sorocaba, Eco Ipanema, Novo Horizonte, Jardim Betânia e Jardim Botucatu. Todas estão equipadas com infraestrutura de acessibilidade e possuem informações de roteiro e itinerário. O acesso às plataformas será por meio de rampas, com embarque e desembarque no mesmo nível dos ônibus.

Um total de 37 ônibus do BRT irá operar nesse novo corredor. As estações são equipadas com Wi-Fi, totens de recarga de energia para aparelhos eletrônicos, bancos, lixeiras, climatização adequada, iluminação interna e externa, além de ambiente monitorado por 1.100 câmeras em tempo real.

Os Corredores BRT Itavuvu e Ipanema são exclusivos do sistema. Já os corredores estruturais são os trechos onde o embarque/desembarque ocorre pelo lado direto e estão localizados nas regiões centrais, Sul e Leste. Essas vias já existiam e passaram por processo de requalificação. Nesses locais, podem circular ônibus de outras operadoras também, o que beneficiará todos os passageiros que utilizam o sistema de transporte coletivo da cidade. (Jomar Bellini)