Buscar no Cruzeiro

Buscar

Coronavírus avança pelos bairros mais periféricos

20 de Junho de 2020 às 00:11

Covid-19 avança na periferia Mapa de calor demonstra concentração de casos na periferia (16/06/2020). Crédito da foto: Divulgação Secretaria de Saúde de Sorocaba

 

A Secretaria da Saúde (SES) registrou o crescimento expressivo no número de pacientes infectados por Covid-19 na periferia de Sorocaba. O apontamento foi feito pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, Ana Paula Diegues Trindade, nesta sexta-feira (19), durante a coletiva de imprensa que anunciou novas medidas no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Divulgado pela SES, o mapa de calor dos casos da Covid-19 traz a distribuição geográfica da doença na cidade. Conforme aponta documento, a região da zona norte é, neste momento, uma das áreas mais afetadas, tanto em casos confirmados, quanto em óbitos. O último levantamento foi divulgado na terça-feira, dia 16.

“A gente vem sinalizando há dez dias esse crescimento nas periferias. A circulação viral era mais central, mas a gente já verifica casos no Jardim Rodrigo, no Habiteto (Ana Paula Eleutério) e Carandá”, explica a coordenadora.

A propagação do vírus em áreas de maior vulnerabilidade social também impactou o atendimento hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS), como aponta a representante da Vigilância Epidemiológica. “No começo de março nós observávamos a ocupação de leitos hospitalares particulares subindo e os do SUS bem tranquilo. Já em maio esse cenário teve uma mudança, os leitos públicos começaram a ser ocupados”, explica.

Por conta da divulgação do número de detentos infectados pelo Sars-Cov-2 na penitenciária Antônio de Sousa Netto, no bairro Aparecidinha, o órgão adiantou que haverá uma mudança significativa no próximo mapa que demonstra o avanço do vírus por posição geográfica. Segundo justificou o órgão, neste momento a contaminação de moradores do bairro não é expressiva, pois se limita há alguns casos pontuais, além do acumulado pela unidade prisional.

O mapa de cores é divulgado semanalmente, todas as terças-feiras pela Secretaria de Saúde, por meio de da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba. (Wesley Gonsalves)