Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cores de setembro alertam para a saúde

22 de Setembro de 2019 às 07:29

Setembro multicolorido alerta sobre a saúde As variadas cores da primavera também são usadas como bandeiras em prol da saúde. Crédito da foto: Pixabay

Amarelo, verde, vermelho, roxo. O mês de setembro ganhou muitas cores para levantar bandeiras de alerta sobre males que colocam em risco a saúde da população. Setembro é amarelo para prevenir o suicídio, verde para incentivar a doação de órgãos e lembrar das pessoas com deficiência, vermelho ao alertar sobre as doenças do coração e roxo na conscientização sobre os perigos da fibrose cística.

Neste mês multicolorido, as datas são uma forma de abordar os temas e levar mais informação para as pessoas. A campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, associa a cor amarela ao mês do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

É encampada pelo CVV, uma associação civil filantrópica, sem fins lucrativos, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar. Os atendimentos são realizados sob total sigilo e anonimato, pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente nos 110 postos de atendimento distribuídos pelo Brasil, ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail.

O atendimento para a prevenção ao suicídio também acontece nos oito Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), possuem a missão de oferecer assistência às pessoas que apresentam transtornos mentais.

Em Sorocaba, várias atividades estão sendo promovidas para marcar o Setembro Amarelo. No próximo domingo, 29 de setembro, terá o Piquenique Amarelo, das 10h às 15h, no Parque Campolim. Realizado pelo CVV, o evento contará com apresentações do bloco Krucatá, banda Saravá e Cássio Ferraz, tenda de massagens, oficina das emoções, atendimento do CVV itinerante e tendas de alimentação, entre outras atrações.

Ainda com relação à prevenção do suicídio, o documentário “Ouvidos Calados” e o curta-metragem “Revés de um parto”, que visam conscientizar sobre a importância de dar voz aos sentimentos, estão disponíveis em DVD na Biblioteca Municipal de Sorocaba, para empréstimo.

“Ouvidos Calados” conta com depoimentos e histórias que mostram a importância de se buscar apoio. Já o curta de ficção “Revés de um parto”, apresenta a dor de uma mãe momentos antes do enterro do filho suicida. Em parceria com o CVV, as produções já foram levadas a diversas instituições e, agora, contam com uma campanha de financiamento coletivo para exibição em todas as regiões do país (https://benfeitoria.com/ouvidoscalados).

Verde, vermelho e roxo

A Campanha Nacional para a Doação de Órgãos e Tecidos, também chamada de Setembro Verde, foi idealizada pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. Para ser um potencial doador, não é necessário deixar algo por escrito. Porém, é fundamental comunicar à família o desejo de doação.

Setembro também é verde para lembrar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, cuja data oficial foi ontem, 21. É uma forma de conscientizar a população sobre a integração desta parcela da população na sociedade de maneira igualitária, assim como o combate a diferentes formas de discriminação e preconceito.

Setembro multicolorido alerta sobre a saúdeEm Sorocaba, a data será marcada com diversas atividades, dentro da Semana Municipal de Inclusão e de Luta da Pessoa com Deficiência. A programação começa amanhã (23). Logo às 9h haverá uma caminhada, com saída da Praça Frei Baraúna, no Centro, até a Praça Coronel Fernando Prestes. O objetivo é chamar a atenção da população sobre os direitos das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Estão previstas palestras, workshops, oficinas e exposição sobre o tema. Veja a programação completa na imagem ao lado.

Com relação ao Setembro Vermelho, a data pretende diminuir o número de casos de infartos, derrames e outras complicações cardiovasculares, que ainda são uma das maiores causas de mortes no mundo. Ela foi criada devido ao Dia Mundial do Coração, que tem sua data oficial comemorada no dia 29 de setembro. Ficar atento ao nível de colesterol e pressão arterial, cultivar bons hábitos alimentares, seguir uma rotina de exercícios e fazer exames periódicos são cuidados fundamentais para manter a saúde do seu coração em dia.

Já o Setembro Roxo conscientiza sobre a fibrose cística. A campanha foi iniciada pela ONG Unidos pela Vida, fundada por Verônica Stasiak Bednarczuk. A patologia atinge cerca de 70 mil pessoas no mundo inteiro. No Brasil, estima-se que a incidência seja de um caso a cada 7.576 nascidos vivos, porém, há algumas diferenças regionais, com valores mais elevados nos Estados da região Sul. (Daniela Jacinto)

Galeria

Confira a galeria de fotos