Cooperativas recebem 2 toneladas de resíduos eletrônicos
O Metareciclagem recebe equipamentos eletrônicos em desuso. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio do projeto Metareciclagem, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), encaminhou às cooperativas de reciclagem mais de 2 toneladas de resíduos eletrônicos doados na sede do projeto, que fica na Vila Barão.
Do total destinado aos parceiros, 1,5 tonelada foi em outubro; outros 757 quilos foram entregues até o momento. Neste ano, já são 22 toneladas de material eletrônico que receberam destinação correta, após o aproveitamento daquelas partes funcionais. O número está abaixo das 40 toneladas encaminhadas às cooperativas em 2019. Assim, a Sedettur conta com a colaboração de munícipes e empresários para tirar do despejo irregular de eletrônicos na cidade, dando a destinação correta para esse tipo de lixo.
O Metareciclagem recebe equipamentos eletrônicos em desuso tanto de munícipes como de empresas da cidade que atualizam e trocam seu sistema operacional. Inclusive, algumas lojas de assistência técnica há anos têm doado equipamentos deixados por clientes. Todo o material recebido é direcionado para cooperativas para que seja comercializado como sucata eletrônica, isso evita que esses equipamentos sejam descartados de forma irregular em locais inapropriados.
Também tem como objetivo reaproveitar o maior número de componentes de um computador fora de uso para a montagem de outra máquina e, assim, formar novos kits de informática. Posteriormente, esses equipamentos são doados pelo Fundo Social de Solidariedade em ações sociais junto à entidades assistenciais. Somente este ano foram 67 kits doados a mais de 10 entidades sociais.
A sede conta ainda com serviços de impressão de cópias, computadores com acesso à internet e serviços digitais on-line. E cursos na área de tecnologia como Informática Básica, Montagem e Manutenção de Micro, Web Designer, Operador de Eletrônica e Processo Industrial.
O projeto funciona na avenida Nove de Julho, 1.066, Vila Barão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3417-3825 ou por e-mail: [email protected].
Para mais informações, acesse https://bityli.com/pLwag (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)