Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cooperativas de coleta seletiva vão retomar atividades em Sorocaba

30 de Abril de 2020 às 20:02

Cooperativas de coleta seletiva vão retomar atividades em Sorocaba Local usado para a reciclagem de resíduos sólidos em Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba

As cooperativas Coreso e Coopereso retornam suas atividades na próxima segunda-feira (4). Ambas ficaram 30 dias com as atividades suspensas pela dificuldade de captação e comercialização do material coletado.

O outro motivo da paralisação do trabalho foi a preocupação com a disseminação do novo coronavírus. O retorno foi comunicado pelas cooperativas à Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), responsável pela coordenação e auxilia com 10 caminhões o serviço prestado por eles.

As cooperativas e a empresa dos caminhões, que fazem o transporte dos materiais, se reúnem na segunda-feira para restabelecer as rotas. O objetivo do encontro também é informar estes trajetos para a Prefeitura de Sorocaba.

Orientações

Conforme o chefe de Divisão de Limpeza Urbana e Resíduos da Serpo, Filipe Moraes, os 10 caminhões do contrato de locação da Prefeitura estarão disponíveis já no dia 4 para as cooperativas trabalharem. As orientações para a separação dos materiais reciclados são as mesmas já divulgadas. Devem ser separados somente os materiais passíveis de reciclagem, limpos e ensacados, deixando-os somente em frente das residências no dia da coleta.

[irp posts="101401" ]

 

As cooperativas estarão disponibilizando equipamento de proteção individual para a proteção dos cooperados. E, em atendimento às normas de distanciamento orientadas pelas autoridades sanitárias para evitar a transmissão do novo coronavírus, orienta-se distanciamento entre as partes.

Benefício

De acordo com a Secretaria de Cidadania (Secid), os 150 cooperados que foram beneficiados com a ajuda de R$ 600, determinada pela prefeita Jaqueline Coutinho, receberão o primeiro pagamento do benefício no início de maio. O pagamento das outras duas parcelas, já que a previsão é de três meses de auxílio, será avaliado de acordo com a evolução do quadro epidemiológico da cidade e a geração de renda com o serviço de reciclagem. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)