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Consórcio BRT fará adequações para reduzir transtornos na avenida Itavuvu

27 de Julho de 2019 às 07:02
Ana Claudia Martins [email protected]

https://www.youtube.com/watch?v=by5kshDEQZQ&t=

O presidente do Consórcio BRT, José Henrique de Ávila, visitou a redação do Cruzeiro do Sul e falou sobre o andamento das obras que compõem o sistema BRT (ônibus de transporte rápido).

Atualmente as obras estão concentradas na avenida Itavuvu, na zona norte de Sorocaba, uma das mais movimentadas da cidade, com previsão de entrega no início de 2020.

As obras fazem parte da etapa de construção de um dos três novos terminais que serão implantados pelo sistema BRT, que é o Terminal Vitória Régia.

“Nem tudo é perfeito e nem tudo será simples. Uma obra com todo mundo morando na casa é muito difícil e muito incômodo. Nós sabemos que é difícil” - presidente do Consórcio BRT, José Henrique de Ávila

José Henrique promete melhorias e adequações nas obras que estão em andamento na avenida Itavuvu, no sentido de amenizar os possíveis transtornos causados aos pedestres, comerciantes e motoristas que passam pela via.

Ele afirma que todas as etapas das obras estão sendo feitas de acordo com a legislação e respeitando as normas exigidas. “Nem tudo é perfeito e nem tudo será simples. Uma obra com todo mundo morando na casa é muito difícil e muito incômodo. Nós sabemos que é difícil”, diz.

Impacto ambiental

O presidente do Consórcio BRT disse ainda que é importante a cidade saber que foram feitos estudos de impacto ambiental e estudos de comportamento urbano para minimizar os transtornos que as obras causam aos moradores do entorno. “A cidade tem uma fase de adaptação da obra e da obra para a cidade”, diz.

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Segundo José Henrique, na avenida Itavuvu, por exemplo, foram feitas sinalizações sobre desvios de tráfego, isolamento das obras e todas as necessidades para atender as normas.

“Ocorre que no caso dos pedestres, por exemplo, eles têm usos e costumes de atravessarem determinados pontos que nem sempre são os pontos onde deveriam existir faixas de pedestres. Nós fechamos alguns pontos e isso gerou reclamações. Então, vamos fazer adequações e vamos colocar faixa de pedestres e sinalização mais adequadas e deixar um espaçamento que não gere tanta reclamação”, afirma.

Obras do BRT, em Sorocaba O terminal do BRT Vitória Régia deve ser entegue em 2020. Fábio Rogério

De acordo com o presidente, a implantação do BRT não trará aumento de tarifa e o valor que será cobrado do usuário será o mesmo de outras linhas.

“Isso é regrado na política da tarifa do transporte coletivo da cidade, então, não haverá aumento de tarifa para o usuário”, diz José Henrique.

Ele também destacou que está mantida a previsão de entrega de todo o sistema BRT para 2020, mas não precisou uma data. “A nossa intenção é terminar em 2020 e nós somos quem mais tem pressa que a obra fique pronta o mais rápido possível”, diz.

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Sobre o BRT

O BRT permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população.

Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes.

Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas. (Ana Cláudia Martins)