Buscar no Cruzeiro

Buscar

Congresso internacional de transportes é realizado em Sorocaba

26 de Setembro de 2019 às 00:01

Começa nesta quinta-feira (26) em Sorocaba e segue até sábado (28), o 2º Congresso Regional dos Trabalhadores em Transportes da América Latina e Caribe, promovido pela Federação Unitária de Transportes da América Latina e o Caribe (FUTAC) com apoio da brasileira Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL).

O evento acontece no Grand Hotel Royal e deve reunir cerca de 200 dirigentes sindicais que representam trabalhadores em transporte rodoviário (passageiro e carga, inclusive autônomos e cooperativados), portuário, ferroviário, metroviário, sistema viário, mototaxista, fretamento, cargas e aéreo, dos setores público e privado, dos países que compõem o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador a Venezuela está suspensa do grupo desde 2016) mais o Caribe e o México.

Os participantes do 2º Congresso irão debater pautas comuns à categoria em todo o continente sobre condições de trabalho, segurança, higiene e movimento sindical. O objetivo final é construir um plano estratégico para integração das atividades, mobilizações e lutas dos trabalhadores em transportes em toda a América Latina e o Caribe. O 2º Congresso também irá realizar a eleição para a direção da FUTAC mandato 2019-2023.

Para o presidente da CNTTL e do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, Paulo João Estausia, esse intercâmbio entre os trabalhadores em transportes do Brasil e dos países vizinhos é importante para traçar estratégias na defesa dos direitos e das conquistas dessa classe profissional. (Da Redação)