Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conferência Municipal traz o debate sobre desafios de envelhecer no século 21

26 de Junho de 2019 às 23:31

Desafios de envelhecer com qualidade e com políticas públicas voltadas à terceira idade. Crédito da foto: Marcelo Amargo/Agência Brasil.

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) e o Conselho Municipal do Idoso (CMI), acontece nesta quinta-feira (27), das 8h às 12h, no Salão de Vidro da Prefeitura.

O evento insere-se nos preparativos para a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa 2019, lançada pelo governo federal em dezembro de 2018 como um espaço democrático para a participação da sociedade civil na elaboração de políticas públicas. Os debates serão desenvolvidos a partir do tema “Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas”.

A conferência será aberta pela palestra “Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas”, a ser apresentada pelo presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba, José Marcos de Oliveira.

Política sobre Drogas recebe opiniões em audiência Suélei Gonçalves Flores, secretária da Secid. Crédito da foto: Emidio Marques

Na sequência, os participantes serão divididos em quatro grupos temáticos, com os eixos “Direitos fundamentais na constituição/efetivação das políticas”; “Educação: assegurando direitos e emancipação humana”; “Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa” e “Os conselhos de direito: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas”.

De acordo com a titular da Secid, Suélei Gonçalves, “a conferência municipal é um importante espaço de diálogo entre governo e sociedade, com a missão de tornar a pessoa idosa protagonista nas melhorias das ações desenvolvidas”. A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa também vai estabelecer diretrizes que serão encaminhadas às conferências estadual (de 5 a 7 de agosto) e nacional, em novembro. (Da Redação)