Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conferência Intermunicipal da Mulher inscreve participantes

24 de Novembro de 2019 às 13:37

Foto: Roberto Parizotti/ Secom CUT

Sorocaba sedia no sábado (7) a 5ª Conferência Intermunicipal da Região Metropolitana de Sorocaba de Políticas para as Mulheres. O evento ocorre das 8h às 17h, no auditório do Senac, que fica na avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392, na Vila Hortência. As interessadas em participar dos debates e grupos temáticos de trabalho podem conferir a programação completa e preencher o formulário de inscrição, disponíveis pelo site: cidadania.sorocaba.sp.gov.br.

A Conferência Intermunicipal é organizada pelas Prefeituras de Sorocaba, Votorantim, Salto e Araçariguama e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Sorocaba (CMDM). O tema segue as diretrizes das etapas das Conferências Estadual e Nacional, estabelecidas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Para a secretária da Cidadania e Participação Popular, Suélei Gonçalves, a Conferência é uma oportunidade para prestação de contas, proposição de políticas públicas e integração e fortalecimento dos municípios vizinhos. “Cada vez mais o desenvolvimento de um município depende outro. Neste contexto, queremos estabelecer um espaço para que o Poder Público e a sociedade civil da Região Metropolitana de Sorocaba possam apresentar exemplos, discutir problemas em comum e articular soluções conjuntas”, acredita.

Conforme a presidente do CMDM, Emanuela Barros, os eixos temáticos nortearão os debates de proposições em diferentes aspectos, por exemplo, saúde integral, enfrentamento à violência, educação para equidade e diversidade de gênero, representação na gestão pública, autonomia social, econômica e cultural. “O objetivo é garantir, fortalecer e ampliar a formulação e execução de políticas públicas voltadas à mulher, auxiliando na construção de políticas nacionais e no desenvolvimento da plena cidadania”, afirma.

No momento da inscrição para a Conferência, a participante poderá optar em atuar como observadora ou se candidatar à delegada das etapas Estadual e Nacional, além de optar por participar de um dos três eixos temáticos de trabalho: Políticas públicas nacionais para as mulheres: debatendo acerca dos Avanços e Desafios e o Papel do Estado na Gestão das Políticas para as Mulheres; O sistema nacional de políticas para as mulheres: propostas de estrutura, inter-relações, instrumentos de gestão, recursos, política nacional de formação, estratégias de institucionalização, regulamentação e implementação do sistema; e Políticas Públicas temáticas para as mulheres: avanços e desafios e enfrentamento às violências, saúde integral, trabalho, autonomia econômica, participação nos espaços de poder e decisão, educação para a igualdade e diversidade.

Ao término dos debates, cada grupo apresentará suas propostas que, caso aprovadas por todas as participantes, integrarão uma carta de propostas, que será encaminhada às Conferências Estadual e Nacional. Mais informações sobre a 5.ª Conferência Intermunicipal da Região Metropolitana de Sorocaba de Políticas para as Mulheres com a Secid, pelo telefone (15) 3238-2236.