Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Domingo, 15 de Dezembro de 2024

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Condecorados recebem medalha cultural Maylasky

31 de Agosto de 2019 às 00:01

Condecorados recebem medalha Maylasky José Incao, Edgard Steffen, João Brotas (ao centro), Celso Bersi e Orlando Tadeu Scolari, representando seu tio Elias. Crédito da foto: Fábio Rogério (30/8/2019)

Em sessão solene, o Gabinete de Leitura Sorocabano entregou na noite desta sexta-feira (30) a Medalha Cultural “Luiz Matheus Maylasky” ao empresário Elias Antonio José; ao médico e escritor Edgard Steffen; ao pesquisador e diretor da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao; e ao Núcleo de Pesquisas Psíquicas, fundado pelo professor Jorge Melchiades de Carvalho Filho.

O presidente do Gabinete, João Brotas, disse que todos eles são merecedores da condecoração e avaliou em 150 pessoas o público de autoridades, convidados e representantes de várias instituições da cidade. A medalha é concedida anualmente pelo Gabinete, entidade fundada há 152 anos por Maylasky, a personalidades e entidades que prestam serviços de relevância à comunidade sorocabana.

[irp posts="15401" ]

 

Elias Antonio José, que não compareceu por questão de saúde, é o fundador do Shopping Sorocaba, o primeiro shopping da região de Sorocaba e terceiro no Brasil. Foi representado pelo sobrinho, o empresário Orlando Tadeu Scolari, que disse que o tio é um empresário que gosta da cidade e gera mais de mil empregos, diretos e indiretos. O vice-presidente do Gabinete, Laor Rodrigues, pediu a Scolari que ele transmitisse ao tio “a nossa alegria de tê-lo como condecorado”.

Incao marcou o seu discurso com a avaliação de que Maylasky foi a maior figura do século 19 em Sorocaba pelo seu arrojo, determinação e iniciativa em criar marcos como o Gabinete e a antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS).

Por sua vez, Steffen, bem humorado, fez um discurso de amor a Sorocaba: “Eu aprendi a amar essa cidade.” E também de agradecimentos à família e aos amigos que fez durante a vida. Citou o Cruzeiro do Sul, onde escreve crônicas aos sábados, e prometeu: “Vou continuar tentando escrever aos sábados.”

O presidente Cultural do Nupep, Celso Bersi, foi quem recebeu a medalha em nome da entidade. Carvalho Filho, o fundador da instituição, também estava presente. (Carlos Araújo)