Buscar no Cruzeiro

Buscar

Companhias da PM deverão voltar aos bairros de Sorocaba

13 de Outubro de 2019 às 07:15
Ana Claudia Martins [email protected]

Companhias da PM voltarão aos bairros de Sorocaba Em agosto de 2015, quatro unidades foram centralizadas na sede do 7º Batalhão da PM do Interior, no Cerrado. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (11/10/2019)

As unidades administrativas e sedes operacionais da Polícia Militar (PM), as chamadas companhias, deverão retornar aos poucos e de forma gradativa aos bairros de Sorocaba. A primeira região da cidade que deverá ter de volta sua companhia da PM é a zona norte, cujo local ainda está sendo estudado. A informação foi confirmada ao Cruzeiro do Sul, por meio de nota encaminhada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado.

A volta das companhias da PM aos bairros deverá ocorrer por meio de uma parceria com a Prefeitura de Sorocaba. Porém, ainda não há uma data para tal. Em agosto de 2015, as quatro companhias da PM existentes nos bairros foram centralizadas na sede do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I). Permaneceu só uma fora do 7º BPM/I, a 3ª Companhia, voltada ao trânsito e ao policiamento na região central, localizada no Jardim Paulistano.

Mudança foi criticada

A mudança, na ocasião, foi bastante criticada, principalmente pelos representantes dos Conselhos de Segurança (Consegs), que consideraram que com a centralização no quartel do Cerrado a PM ficaria mais distante da população dos bairros, ocorrendo perdas em logística e no tempo para o atendimento das ocorrências.

A novidade já havia sido anunciada no dia 3 de outubro, pelo tenente-coronel Aleksander Toaldo Lacerda, comandante do 7º BPM/I, durante entrevista à rádio Cruzeiro FM 92,3. Ele disse nesse dia que já existe um projeto, de médio prazo, para que as companhias da PM voltem a ocupar os bairros. “Se tudo der certo a gente vai conseguir retornar a companhia da zona norte de Sorocaba, e nós estamos trabalhando para que as companhias da PM possam voltar também, gradativamente, para os bairros das regiões leste, oeste e sul. A ideia é termos o comandante da companhia cada vez mais próximo da comunidade”, disse Lacerda.

Estudo e parceria

Em nota, a SSP afirma que a “Polícia Militar, por meio do 7º BPM/I, estuda a descentralização das companhias instaladas na sede do batalhão”. A medida, conforme a SSP, “visa a otimizar as ações de policiamento ostensivo e preventivo na região, de acordo com as normas técnicas e estratégicas da corporação”. Em relação à instalação da companhia na zona norte de Sorocaba, “os estudos de viabilidade técnica estão em andamento, assim como a análise dos imóveis apresentados pelo poder público municipal”, diz a secretaria.

A Prefeitura de Sorocaba informou que a prefeita Jaqueline Coutinho reuniu-se com o comandante do 7º BPM/I e que o oficial solicitou, por meio de ofício, a cessão do imóvel que pertence ao município, onde funcionou a Escola Estadual Dorival Dias de Carvalho, na Vila Santa Francisca, para a transferência da 5ª Cia. A prefeita manifestou-se favorável à cessão do imóvel.

Desativação

Companhias da PM voltarão aos bairros de Sorocaba A 2ª Companhia ficava na avenida Itavuvu, zona norte. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (6/1/2015)

A desativação das quatro companhias da PM nos bairros de Sorocaba começou em 2015, quando elas tiveram suas sedes fechadas e foram transferidas para o 7º BPM/I.

Na ocasião, o então prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) disse que a iniciativa de centralização no batalhão foi do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7) à época e que não houve, por parte do município, “qualquer ordem de despejo”, em relação aos aluguéis de prédios bancados pela Prefeitura de Sorocaba.

A 1ª Cia. da PM ficava no bairro Júlio de Mesquita, a 2ª na avenida Itavuvu, a 4ª na Vila Haro e a 5ª no bairro Trujillo.

Cidade terá Batalhão de Operações Especiais

Sorocaba é uma das cidades do Estado de São Paulo que contará com uma unidade do Batalhão de Operações Especias (Baep) até 2022. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que ainda não tem data prevista para a instalação do Baep na cidade.

De acordo com a SSP, em nota, quatro novas unidades do Baep já foram inauguradas nas cidades de Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São Bernardo do Campo e na capital. Outras duas serão entregues em dezembro (Piracicaba e Ribeirão Preto). Sorocaba está incluída na programação de outros 11 Baeps, que “serão inaugurados até 2022”, diz a SSP.

O efetivo empregado nessas novas unidades passa por disciplinas específicas de treinamento das Rondas Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), Batalhões de Choque, Comandos e Operações Especiais (COE) e Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos