Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comissão Processante que investiga o prefeito Crespo tem novo integrante

23 de Maio de 2019 às 21:42

Luís Santos, à esquerda, durante sessão na Câmara de Sorocaba Luís Santos (Pros) ocupa uma cadeira na Câmara de Vereadores de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (5/2/2019)

O vereador Luis Santos (Pros) passou a fazer parte da Comissão Processante que investiga o prefeito Crespo (DEM). O parlamentar foi escolhido por meio de sorteio realizado durante a sessão ordinária da Câmara de Sorocaba de ontem.

O sorteio ocorreu por determinação do setor jurídico, após retorno da vereadora Cíntia de Almeida (MDB) à Câmara de Sorocaba. Nesta semana, o prefeito Crespo exonerou a então titular da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias). Rafael Militão (MDB) era o suplente que ocupava a vaga e fazia parte da Comissão.

O vereador Luis Santos já integra a Comissão Processante que investiga a vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB). Ele preside os trabalhos. Ao deixar a Mesa Diretora para falar como membro da Comissão contra o chefe do Executivo, o parlamentar falou em responsabilidade. “Não pedi para ser escolhido. Na verdade, estava torcendo para não ser escolhido, mas nós não corremos das nossas responsabilidade dentro da Casa”, afirmou sobre a escolha, Ele disse que pedirá cópia do material à Comissão Processante de Crespo para se inteirar da situação. Logo após a sessão, Santos participou da primeira reunião da Comissão.

Judicialização

A vereadora Cíntia de Almeida (MDB) não descartou a possibilidade de judicializar a questão. “O Regimento Interno é omisso. Então, nós vamos estudar e verificar se a ausência dos vereadores durante a sessão legislativa colocou a Comissão Processante em ação. Em outras instâncias, federal e estadual, nós sabemos que as comissões não podem trabalhar durante o período de sessão legislativa. Mas o nosso regimento é omisso. Vamos verificar a validade daquele relatório, com relação ao que foi proposto, que seria à tarde”, afirma sobre a decisão de prosseguir a investigação contra o prefeito. Cíntia se referiu à antecipação da reunião que estava agendada para 14h, mas ocorreu no fim da manhã.

A parlamentar ainda lembrou que quando se trata de comissão permanente, o ingresso do novo vereador é automático, no caso de ele reassumir a cadeira na Câmara. Ela também confirmou que não quer a cassação nem do prefeito José Crespo e nem da vice-prefeita Jaqueline Coutinho e que será base do governo na Câmara. A vereadora foi questionada, então, se não via irregularidade na atuação de Crespo e Jaqueline nas situações em que são acusados. Ela foi enfática. “Enxergo, sim. Mas eles estão sendo julgados no Ministério Público e no Tribunal de Justiça, no caso dela. Isso está judicializado. Vamos deixar que os poderes independentes julguem”, disse.

Conforme informou o Cruzeiro do Sul na edição de ontem, Cíntia de Almeida tentou entrar na Comissão de forma automática com pedido feito ao presidente Silvano Junior (PV). Após consulta ao Jurídico, veio a determinação de que era necessário um novo sorteio com os demais vereadores.

Fernando Dini (MDB), presidente da Casa, falou sobre o pedido negado da vereadora. “Os trabalhos serão conduzidos conforme rege a lei.” Ele destacou que as decisões têm respaldo jurídico da Câmara.

Ex-secretário Eloy vai ser o primeiro a depor

O ex-secretário de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Sorocaba, Eloy de Oliveira, será o primeiro a prestar depoimento à Comissão Processante da Câmara Municipal que investiga o prefeito José Crespo (DEM). A oitiva está agendada para terça-feira (28), às 14h. Na sequência, prestará depoimento a secretária de Cidadania e Participação Popular, Suélei Gonçalves.

Esta, aliás, foi a primeira definição da Comissão após o sorteio do vereador Luis Santos como membro, com a saída de Rafael Militão. Os depoimentos serão abertos para o público. “O supremo [Supremo Tribunal Federal (STF)] decidiu que tem que ser aberto”, diz Silvano Junior (PV), presidente da Comissão. (Marcel Scinocca)