Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comissão formada por deputados estaduais averigua denúncias no CHS

15 de Julho de 2019 às 11:30
Ana Claudia Martins [email protected]

Comissão formada por deputados de São Paulo durante visita às dependências do CHS. Crédito da foto: Erick Pinheiro (15/7/2019)

Os deputados estaduais Danilo Balas (PSL) e Rodrigo Moraes (DEM) vão cobrar o governo do Estado para que o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), que atende pacientes de Sorocaba e de mais 47 municípios da região, receba verba para investimentos em melhorias no complexo hospitalar.

Na manhã desta segunda-feira (15), os parlamentares fizeram uma visita de fiscalização no CHS como membros da Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), para averiguar denúncias de más condições de funcionamento nas duas unidades hospitalares: Regional e Leonor Mendes de Barros. Segundo o que foi apurado pelos deputados no CHS com o superintendente Paulo Quintaes e a vice-presidente do Seconci-SP, Maristela Honda, o governo do Estado repassa mensalmente ao complexo R$ 10,3 milhões, que é somente para o custeio, ou seja, para arcar com as despesas com pessoal, material e medicamentos, entre outros. Deste modo, não há praticamente recursos para obras e novos investimentos.

A Organização Social de Saúde (OSS), Seconci-SP, assumiu a gestão do CHS em novembro do ano passado. Durante a visita dos deputados estaduais, a OS fez um balanço dos primeiros seis meses da gestão do complexo hospilatar.

O deputado Danilo Balas disse que antigamente era comum observar macas nos corredores do CHS e que isso começou a diminuir a partir da nova gestão do complexo hospitalar. “É óbvio que não está nem próximo do que nós pretendemos para a área da saúde de Sorocaba e região, mas acredito que com o relatório que a Comissão irá apresentar ao governo estadual, a situação vai melhorar”, afirma. O deputado também pretende se reunir com Rodrigo Moraes e demais deputados para somar esforços no sentido de que emendas parlamentares possam ser destinadas ao CHS. “Espero que o governo dê uma força também para que mais leitos sejam abertos no CHS e disponibilizados para a nossa região”, diz Balas.

Os deputados foram recebidos por Maristela Honda, vice-presidente do Seconci-SP, organização social de saúde que há seis meses faz a gestão do CHS. Os representantes do Legislativo estadual estiveram no Hospital Leonor Mendes de Barros e também no Hospital Regional, onde coletaram informações sobre o CHS, e toda a estrutura atual dos hospitais. “Vamos percorrer todos os hospitais da região, começando por esse que tem sido alvos das principais denúncias que temos recebido”, comenta o presidente da comissão, Rodrigo Moraes.

Recursos insuficientes para custeio e investimento, infraestrutura precária, falta de médicos, falta de medicamentos de urgência e redução do quadro de funcionários seriam problemas comuns do hospital. Esses pontos teriam sido enumerados após reclamações entregues aos membros da comissão.

Segundo Rodrigo Moraes, o objetivo da série de visitas que a comissão estará realizando neste ano é para contribuir e evitar o sucateamento de unidades de Sorocaba e região. “Pois precisamos unir forças e encontrar uma saída para melhorar a questão da saúde na região, onde há um número enorme de reclamações”, diz.

O CHS está sob nova gestão desde novembro de 2018, pela administração da Seconci-SP, organização social de saúde. O Conjunto Hospitalar de Sorocaba é um dos maiores hospitais públicos do estado de São Paulo e atende pacientes de 48 cidades da região. A visita ao CHS começou por volta das 10h30. “Nossa missão é fiscalizar e ter um controle melhor do que vem ocorrendo com a saúde pública”, destaca Rodrigo Moraes. (Ana Cláudia Martins)

[irp posts="141915" ]