Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comissão de Ética ouve vereador sobre áudio vazado em Votorantim

06 de Maio de 2019 às 22:42

Vereadores da Comissão de Ética e Decoro da Câmara Municipal de Votorantim realizaram nesta segunda-feira (6), às 14h, na sala de reuniões do Legislativo, a primeira oitiva com o vereador Heber Martins (PDT). A comissão foi formada com o objetivo de apurar o vazamento de áudio divulgado nas redes sociais e pela imprensa de Votorantim e região.

Áudio envolveria a vereadora do PSDB, Fabíola Alves, que também deverá ser ouvida pela comissão. Crédito da foto: Reprodução / Gazeta de Votorantim

No áudio, há uma conversa entre o parlamentar e um morador da cidade, citando valores e o andamento dos trâmites em torno da votação para a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2019-2020.

Um segundo material, no qual são citados nomes da vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB) e Mauro dos Materiais (PTB), também está sendo apurado pela comissão.

[irp posts="102449" ]

 

No início do depoimento, o vereador Heber Martins fez questão de dizer que está em seu quarto mandato e que seu compromisso é sempre o de preservar a imagem da Casa. “Eu criei a Comissão de Ética da Câmara, então, mais do que ninguém, acho importante essa investigação, para que haja transparência, sobretudo à população."

Heber Martins apresentou 17 arquivos para sua defesa na oitiva. Crédito da foto: Divulgação / Cruzeiro FM 92,3

Disse também: “Mas é importante ressaltar que essa situação não traz nada de positivo, pois a cidade tem tantas necessidades mais relevantes, como problemas na saúde, educação, entre outros, e nós aqui discutindo coisas pessoais, originadas de 'picuinhas partidárias' que não ajudam em nada a população, apenas desgasta a imagem da Câmara e penaliza a família que também sofre com essa situação”.

Heber apresentou cerca de 17 arquivos em sua defesa, entre eles o parecer técnico de um perito criminal, com análise do áudio, prints de conversas em redes sociais e gravação, por meio do qual, o cidadão com o qual ele dialoga no material investigado, cita os nomes dos vereadores Mauro dos Materiais e Fabíola Alves.

[irp posts="5289" ]

 

O parlamentar apresentou ainda vídeo da segunda Sessão Ordinária (12 de fevereiro de 2019), quando fala sobre ameaças recebidas por um grupo de WhatsApp sobre o vazamento de áudio que o incriminaria.

Durante o seu depoimento, o vereador disse que vem recebendo ligações anônimas passando informações importantes sobre o caso.

Presidente da Comissão, vereador Zelão, agendou para segunda-feira, dia 13, mais uma oitiva. Crédito da foto: Reprodução / YouTube

“Nessas ligações, citam, claramente, quem fez o áudio, onde foi feito, porque foi feito, porém, a pessoa não quer se identificar nem falar todas as informações com medo de represálias”, relata Heber.

Desdobramentos

O relator do processo, vereador Luciano da Silva (sem partido), questionou se algum vereador, membro da comissão, recebeu qualquer tipo de ameaça ou sugestão para que a investigação fosse paralisada.

O vereador Bruno Martins (PSD) manifestou-se e afirmou que foi procurado pela vereadora para que chegassem a um consenso. “A vereadora sugeriu que caso retirássemos a comissão, ela retiraria as denúncias protocoladas por ela no Ministério Público”, diz.

[irp posts="31021" ]

 

Novas oitivas

O presidente da comissão, vereador Zelão (PT), agendou para a próxima segunda-feira (13), às 14h, a próxima oitiva. Dessa vez, será ouvido Daniel Arantes, o cidadão com quem o vereador Heber Martins conversa durante a gravação.

Os integrantes da comissão são: Zelão (PT), presidente; Luciano Silva (sem partido), relator; Bruno Martins (PSD), Pastor Dr. Luiz Carlos (PSL) e Gaguinho (DEM). O vereador Alfredo Pissinato Junior (PPS) não participou, já que está de licença médica após uma cirurgia. (Da Redação, com informações da assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Votorantim)

Galeria

Confira a galeria de fotos