Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comércios em desacordo a decreto municipal são fechados em Sorocaba

08 de Julho de 2020 às 00:01

Comércios fora da quarentena são fechados Fiscalização da Prefeitura já visitou 176 estabelecimentos desde 29 de junho; 15 foram fechados só ontem. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba (7/7/2020)

O setor de fiscalização da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba fechou nesta terça-feira (7) mais 15 lojas em desacordo ao que determina o decreto municipal que restringe o funcionamento de comércios e serviços não essenciais na cidade enquanto perdurar a classificação vermelha do Plano São Paulo. Outros cinco estabelecimentos foram reabertos por se readequarem aos procedimentos vigentes.

Conforme a Prefeitura, desde 29 de junho, período de vigência do decreto 25.799/2020, a fiscalização já visitou 176 estabelecimentos. Já puderam ser reabertos 45 deles, que compreenderam a emergência sanitária e passaram a atender conforme as normas atuais. As ações orientam o respeito ao distanciamento social, uso de álcool em gel 70% e uso de máscaras faciais, entre outras.

Conforme o chefe de Divisão de Posturas Mobiliárias e Imobiliárias, Fabiano Proença, os fiscais atuam na orientação e fecham os estabelecimentos na primeira visita caso seja constatado desrespeito ao decreto, além de emitirem notificação para que se regularizem. A reabertura acontece em uma segunda visita que deverá ser solicitada ao setor, após atendimento das regras estabelecidas.

As diligências já ocorreram na região central e nos bairros Wanel Ville, Jardim Ipiranga, Jardim Simus, Júlio de Mesquita, Prestes de Barros, Jardim Boa Esperança, Éden, Maria Antônia Prado e Santa Lucília. A fiscalização também visita corredores comerciais como as avenidas São Paulo, Juscelino Kubitschek, General Carneiro, Elias Maluf, Paulo Emanuel de Almeida, Itavuvu e as ruas Nogueira Padilha e Américo Figueiredo.

[irp posts="269086" ]

 

Os canais para denúncias de ilegalidade de funcionamento do comércio são o site www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/; o WhatsApp (15) 99129-2426; ou o telefone 156 da ouvidoria da Prefeitura, disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos finais de semana e feriados, a orientação é acionar o número 153 da Guarda Civil Municipal (GCM). (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)