Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comércio desrespeita horário de funcionamento no Centro de Sorocaba

11 de Junho de 2020 às 00:03

Diversos estabelecimentos estenderam por conta própria o período de atuação. A reportagem acompanhou o movimento e não foi visto nenhum fiscal. Crédito da foto: Fábio Rogério (10/6/2020)

Lojas de roupas, calçados, bijuterias, perfumaria, bolsas, aviamento, entre outras atividades econômicas não essenciais estão desrespeitando o horário limite de funcionamento do centro comercial de Sorocaba, das 9h às 13h, determinado pela Prefeitura de Sorocaba para o retorno do comércio.

Em visita ao Centro, nesta quarta-feira (10), o jornal Cruzeiro do Sul flagrou diversos estabelecimentos comerciais que mantinham as portas abertas e funcionavam normalmente.

Mesmo após o prazo de fechamento, a véspera de feriado de Corpus Christi teve o movimento intenso de pedestres pelas ruas Barão do Rio Branco, Boulevard Dr. Braguinha, Álvaro Soares e Coronel Benedito Pires.

Recomendações

A retomada parcial das atividades econômicas na cidade foi viabilizada mediante uma série de recomendações do Poder Executivo, como limitações no horário de funcionamento, procedimentos de higienização dos ambientes, disponibilização de álcool em gel 70%, uso obrigatório de máscaras e atendimento ao público limitado a 20% da capacidade do local.

[irp posts="230194" ]

 

De acordo com a Prefeitura, o setor de fiscalização da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) realiza ações diárias na área central e em bairros da cidade. “Todo o trabalho tem caráter orientativo, de modo a que os lojistas respeitem o decreto municipal que normatiza a flexibilização do comércio local”, explicou a pasta.

Contudo, diversos comércios estenderam por conta própria o período de atuação. Por aproximadamente uma hora, a reportagem acompanhou o movimento dos clientes na região, durante todo o tempo não foi possível avistar nenhum fiscal de conduta da Prefeitura.

Filas de espera

Às 15h05, uma loja de bijuterias organizava uma fila de espera para acessar o interior, já cheio, do local de compras. Lojas de roupas na região central tinham filas de espera para entrar, enquanto outras pessoas provavam os produtos.

Um estabelecimento que comercializa itens de moda feminina chegou a fechar as portas ao avistar a reportagem, porém, poucos minutos depois voltou a reabrir o local mantendo o fluxo de clientes.

[irp posts="260101" ]

 

Às 15h30, alguns lojistas mantinham os estabelecimentos “semi-abertos” com portas levantadas até a metade, viabilizando a entrada e saída dos clientes. Outros mantinham o atendimento ao público, que estava separado por uma faixa listrada de demarcação.

O Poder Executivo foi questionado sobre a falta de fiscalização e o desrespeito às determinações da reabertura parcial das atividades. Em nota, a municipalidade afirmou que “99% dos lojistas respeitaram o horário de funcionamento determinado.” (Wesley Gonsalves)

Galeria

Confira a galeria de fotos