Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comércio de Votorantim fecha às 19h

07 de Julho de 2020 às 00:01

Comércio de Votorantim fecha às 19h Os comerciantes se adaptaram às determinações da Prefeitura de Votorantim. Crédito da foto: Fábio Rogério (6/7/2020)

Com as mudanças impostas pela Prefeitura de Votorantim, Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), alguns comércios precisaram ajustar os relógios. Desde ontem, todas as atividades classificadas como essenciais só podem funcionar até as 19h, de segunda a sexta-feira, e até as 17h aos sábados. No primeiro dia da nova determinação, a maior parte dos estabelecimentos respeitaram a normativa.

Atualmente, a cidade se encontra na fase 1 -- vermelha -- do Plano São Paulo de Retomada das Atividades Econômicas, proposto pelo governo estadual, que permite apenas comércios de serviços essenciais: supermercados, farmácias, padarias, pet shops, postos de combustíveis e revendedores de gás. A lista inclui ainda lojas revendedoras de produtos de limpeza e higiene.

O secretário de Governo, Carlos Laino, explica que a medida mais severa para o comércio teve de ser tomada diante do avanço da Covid-19 pela cidade. “Nós precisamos regredir porque cresceu o número de casos, a ocupação de vagas nos hospitais e também o número de óbitos”, analisou.

O chefe da pasta adiantou que o decreto terá validade de 15 dias e em seguida o Poder Executivo realizará uma nova análise para decidir se afrouxa as medidas, ou se mantém o horário reduzido. “Nós vamos analisar, se houver uma redução drástica, com a abertura de vagas na enfermaria e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais nós vamos flexibilizar”, garantiu Laino.

Comércio de Votorantim fecha às 19h João Barros, comerciante. Crédito da foto: Fábio Rogério (6/7/2020)

Às 19h de ontem, comerciantes começavam a baixar as portas dos estabelecimentos. O empresário João Barros, 64 anos, é dono de uma padaria 24h localizada na avenida 31 de Março. O proprietário precisou se adequar as novas regras, mas sentiu os impactos econômicos causados pelo novo decreto. “Eu estou aqui há 21 anos, nunca havia fechado. Meu forte era a madrugada, agora sem poder funcionar acabou o movimento de clientes”, disse.

Vale ressaltar que o decreto municipal não atinge o funcionamento de serviços essenciais como saúde, farmácias, postos de combustíveis e serviços de segurança pública e privada. De acordo com o decreto municipal, é permitido a execução do serviço de entrega (delivery), contudo, fica proibida a adoção de sistema drive thru.

Compras na cidade vizinha

O novo horário de funcionamento dos comércios na cidade trouxe uma nova preocupação para a administração de Votorantim, a possibilidade de que os munícipes cruzem a fronteira para realizar suas compras na cidade vizinha, Sorocaba, desrespeitando a determinação do isolamento social. “A preocupação é inevitável, porém, a única coisa que nos compete é apelar para o bom senso do cidadão”, relatou Laino.

Comércio de Votorantim fecha às 19h O comércio começou a baixar as portas às 19h. Crédito da foto: Fábio Rogério (6/7/2020)

Sobre o problema, o secretário pede que a população evite as aglomerações nos supermercados e priorize quem deve ir até os estabelecimentos. “Qual a necessidade de se levar uma família de seis pessoas para fazer as compras? Neste momento, o supermercado é uma atividade essencial, vá uma pessoa, compra o necessário e vá para casa”, recomendou.

Fiscalização

De acordo com a Prefeitura de Votorantim, quatro equipes do Departamento de Vigilância em Saúde realizarão a fiscalização na região central e nos bairros. Em um primeiro momento, o grupo realizará apenas ações de orientação. (Wesley Gonsalves)

Galeria

Confira a galeria de fotos