Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comércio aprova abertura aos domingos e feriados

19 de Junho de 2019 às 23:49

Comércio aprova abertura aos domingos e feriados Pesquisa da Associação Comercial de Sorocaba apontou apoio à medida. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (13/6/2019)

Associados e empreendedores da Associação Comercial de Sorocaba (Acso) aprovaram a medida do governo federal que autoriza o trabalho aos domingos e feriados, o que inclui o comércio em geral e os estabelecimentos destinados ao turismo. Uma pesquisa feita pela entidade com seus associados e empreendedores identificou que 100% são favoráveis à nova medida, segundo informou a assessoria de imprensa da Acso.

Entre as respostas apuradas pela pesquisa, associados e empreendedores acentuaram a importância de poderem trabalhar principalmente em fins de semana que antecedem datas comemorativas. Um exemplo foi o Dia dos Namorados neste mês. Comemorada numa quarta-feira, a data teria aberto possibilidade de o comércio abrir também no fim de semana anterior, ampliando o atendimento para a parcela dos consumidores que trabalha em horário que coincide com o das lojas de rua e não têm tempo nos dias úteis.

O respeito e cumprimento das leis trabalhistas, em relação aos funcionários do comércio, também é outra atenção destacada na pesquisa. “Todo mundo é a favor (das novas medidas), respeitando as leis trabalhistas, principalmente”, informou a assessoria de imprensa da Acso.

O vice-presidente e atual presidente interino da Acso, Luís Meiken, também se manifestou com a afirmação de que a os resultados somente virão a médio e longo prazos, a partir da oportunidade de os empreendedores poderem trabalhar em seus negócios comerciais também aos domingos e feriados.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Sorocaba, Elizabeth Carriel, disse que a entidade é “completamente contra” o trabalho aos domingos e feriados e lembrou que já existe uma lei municipal que dá essa permissão ao comércio. “O que cabe ao sindicato é fiscalizar tanto a jornada de trabalho como os pagamentos de horas extras”, ela disse. “Nós vamos sempre estar fiscalizando para ver se as horas e folgas estão sendo pagas corretamente.” Ela calcula que o município de Sorocaba tem entre 18 e 20 mil comerciários. São 33 mil (incluindo Sorocaba) nas 14 cidades de abrangência do Sindicato.

O Cruzeiro do Sul também tentou falar sobre o assunto no fim da tarde de ontem com o presidente do Comércio Varejista de Sorocaba, Fernando Soranz, mas não o localizou.

Reduzir desemprego

A ampliação da relação de atividades que terão, em caráter permanente, autorização para o trabalho aos domingos e feriados foi anunciada na terça-feira (18) pelo governo federal. Agora, 78 setores estão autorizados a funcionar nestes dias -- até então, eram 72. Entre os novos segmentos autorizados está o comércio e o turismo.

A autorização será dada por meio de portaria assinada pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho. A portaria já tem uma minuta pronta. Com a medida, o governo pretende reduzir o contingente de desempregados, que chega a 13,2 milhões em todo o Brasil. (Carlos Araújo)