Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comerciantes terão encontro com prefeita de Sorocaba para pedir a reabertura de lojas

15 de Julho de 2020 às 10:29

Comerciantes terão encontro com prefeita de Sorocaba para pedir a reabertura de lojas Movimento de pessoas na região central de Sorocaba. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (11/7/2020)

Um grupo de comerciantes terá um encontro com a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), nesta quarta-feira (15), às 14 horas, no Paço Municipal. O objetivo da reunião será solicitar o avanço de Sorocaba à fase 2 (laranja) do Plano São Paulo. Atualmente, a cidade está na vermelha - a mais restritiva.

Manifestação pede a reabertura do comércio em Sorocaba Comerciantes fizeram um protesto em frente à Prefeitura de Sorocaba. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (13/7/2020)

A reunião foi agendada após uma manifestação promovida pelos comerciantes, segunda-feira (13), em frente à Prefeita de Sorocaba. Cerca de 50 pessoas foram ao bairro Alto da Boa Vista com faixas e cartazes.

Os manifestantes disseram não concordar com o fechamento do comércio não essencial. Dessa forma, durante o encontro com a prefeita, os lojistas pretendem expor ideias para uma reabertura mais flexível.

Fase vermelha

A cidade de Sorocaba está na fase 1 devido a um decreto municipal. Segundo o governo, essa decisão "atende a questões técnicas elaboradas pela Secretaria da Saúde, sendo justificada devido à taxa de ocupações de leitos e à fila de espera de pacientes que aguardam internação".

[irp posts="271121" ]

 

Dentro da fase vermelha, somente serviços essenciais podem funcionar. A lista inclui farmácias, supermercados, lojas de materiais de higiene, pet shops, padarias e açougues. O comércio focado na venda de roupas, eletrodomésticos, eletrônicos, os denominados não essenciais, devem ficar fechados. (Da Redação)