Buscar no Cruzeiro

Buscar

Começa nesta quarta (13) cadastramento de idosos acamados

13 de Janeiro de 2021 às 00:04

São consideradas idosos acamados quem tem mais de 60 anos e necessitem de cuidados de saúde dentro de sua residência. Crédito da foto: Agência UEL de Notícias

Com o objetivo de intensificar os preparativos da campanha de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia hoje (13) o cadastramento de idosos acamados, que deverá ser feito pessoalmente em uma das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por um membro da família ou cuidador do paciente. A previsão é que a vacinação dos idosos inicie no dia 8 de fevereiro.

Para o cadastramento, um responsável por ele precisa formalizar o pedido na UBS, fornecendo o nome, endereço completo e telefone do paciente. O cuidador ou familiar precisará estar munido do seu documento pessoal no ato da solicitação. Já, aqueles pacientes que são atendidos pelo SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar) ou Médico da Família, e que estão veiculados às ações de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da SES, serão imunizados durante a campanha pelas equipes desse programa, não necessitando de cadastro.

São consideradas idosos acamados quem tem mais de 60 anos e necessitem de cuidados de saúde dentro de sua residência, pela impossibilidade de se deslocarem à UBS. O horário e endereço das UBSs pode ser consultado pelo www.servicos.sorocaba.sp.gov.br.

Plano Municipal

No dia 1º de janeiro, o prefeito Rodrigo Manga assinou o Decreto nº 26.046/21, que determina a criação da Comissão Municipal para estudos do Plano de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19. Seguindo a determinação, a Prefeitura iniciou os preparativos para que a campanha de vacinação ocorra da melhor forma. No dia 7 de janeiro, a Comissão Municipal de Vacinação, composta por membros das secretarias de Governo, Saúde, Educação, Cidadania, Fazenda e Urbes, se reuniu para ajustar a organização da campanha. A reunião ocorreu no auditório da Vigilância em Saúde.

Na ocasião, a SES apresentou estratégias que possam ser adotadas, dependendo do número de doses que serão enviadas à cidade. A intenção é que a vacinação ocorra nas UBSs e ainda tenha um ponto de drive-thru, além da vacinação de acamados. A previsão é que a vacinação inicie no dia 25 de janeiro, assim que as doses chegarem. Para a primeira fase, a estimativa é que sejam necessárias 105 mil doses da vacina. Aproximadamente, 500 servidores estarão envolvidos nos trabalhos de imunização.

A estratégia só será definida e divulgada quando as doses chegarem a Sorocaba. Já estão planejadas várias estratégias que serão seguidas, de acordo com o número de doses. Dependendo do quantitativo, haverá ajuste na logística. O município possui mais de um milhão de seringas e 600 mil agulhas, que estão reservadas para essa campanha. Também há um estudo de uma estratégia para que os profissionais da educação possam ser inseridos no público-alvo prioritário da campanha. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)