Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semana Brigadeiro Tobias de Aguiar começa neste domingo (29)

28 de Setembro de 2019 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Começa amanhã a Semana Brigadeiro Tobias de Aguiar Na segunda-feira haverá solenidade na sede do Comando de Policiamento do Interior-7. Crédito da foto: Adival B. Pinto / Arquivo JCS (

O Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) e a Associação Beneficente 15 de Dezembro, realizam a partir deste domingo (29) até a próxima sexta (4) a 47ª Semana Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. A semana de comemorações começa neste domingo, das 9h30 às 12h, com a apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado, e a Exposição de “Carros de Polícia”, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, em Sorocaba.

Já na segunda (30), às 9h, ocorrerá a solenidade em homenagem à memória do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, com deposição de coroa de flores em seu busto pela Loja Maçônica Rafael Tobias de Aguiar que, na ocasião, também prestará homenagem a policiais que se destacaram no cumprimento do dever. O evento será na sede do CPI-7, que fica na rua Bento Manoel Ribeiro, 209.

E na sexta (4), às 10h, será realizada a solenidade de outorga do “Colar Evocativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842” a personalidades civis e militares, também na sede do CPI-7.

Segundo o CPI-7, o “Colar Evocativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842” foi instituído por força do decreto governamental nº 35.209, em 26 de junho de 1992, idealizado e desenvolvido pelo professor Adilson César, presidente membro do IHGGS. A finalidade da Comenda é homenagear personalidades civis e militares, e instituições públicas ou privadas, que tenham contribuído para o resgate histórico ou, de algum modo, prestado relevantes serviços ao Estado e a seu povo, de maneira a engrandecer o nome da Polícia Militar de São Paulo e a lembrança de seus fundadores e principais líderes.

Histórico

Rafael Tobias de Aguiar era filho do Coronel Antonio Francisco de Aguiar e de Dona Gertrudes Aires de Aguirre. Ele nasceu em Sorocaba, no dia 4 de outubro de 1794, na casa, já demolida, que existia na esquina da rua da Ponte e do Largo da Parada das Tropas, atuais 15 de Novembro com Praça Dr. Arthur Fajardo.

Como Presidente da Província organizou uma companhia de 100 homens, uma seção de cavalaria com 30 soldados e um tenente, originando, a 15 de dezembro de 1831, que foi o embrião do que hoje é a atual Polícia Militar do Estado de São Paulo.

De 1835 a 1837 foi eleito deputado provincial em São Paulo, deputado geral no Rio de Janeiro e senador. Rafael Tobias de Aguiar foi aclamado presidente da Província e liderou a Revolução Liberal. Com o fracasso da Revolução, Rafael Tobias de Aguiar, retirou-se para o sul com alguns familiares e amigos.

Depois ele foi preso em novembro de 1842 no interior do Rio Grande do Sul e remetido ao Rio de Janeiro, onde ficou preso até 1844.

Após a anistia, foi recebido em triunfo em São Paulo, onde continuou a militar na política até os 63 anos. E faleceu em 1857, no dia 7 de outubro, a bordo do vapor Piratininga, em plena baia da Guanabara. (Ana Cláudia Martins)