Buscar no Cruzeiro

Buscar

Começa a Semana do Microempreendedor Individual do Sebrae Sorocaba

20 de Maio de 2019 às 20:26

Sede local do Sebrae-SP fica na avenida General Carneiro, nº 919. Crédito da Foto: Emídio Marques (24/4/2019)

A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) teve a abertura realizada nesta segunda-feira (20) e segue até sexta (24), com uma série de palestras nos períodos da manhã e à tarde na sede local do Sebrae-SP (avenida General Carneiro, nº 919) e, nos dois últimos dias, um mutirão na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro.

A programação completa pode ser conferida no link https://bit.ly/2QeNfkN e mais informações estão sendo passadas pelo telefone (15) 3229-0270. Os temas deste ano são “Inspiração ­ Como tornar seu negócio um sucesso”; “Inovação ­ Faça a diferença”; “Administre seu dinheiro”; “Potencialize seu negócio”; “Marketing Digital ­ Estratégias para alavancar as vendas”.

[irp posts="113540" ]

 

O evento, entre outros pontos, tem o objetivo de sanar dúvidas e orientar microempreendedores. O empreendedorismo será tratado com consultorias, oficinas, palestras, orientações financeiras, ideias de negócios e conhecimento para melhorar a gestão. Além disso, haverá no mutirão serviços como abertura, alteração e fechamento de empresa, declaração anual, guias de pagamentos, filiação junto a entidades de classe, uso e permissões municipais acesso a crédito, compras públicas e emissão de nota fiscal.

Para o mutirão, é preciso levar RG, CPF, título de eleitor, carnê de IPTU do endereço da empresa, recibo do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e celular com acesso ao e-mail.

Pílulas de conhecimento

O gestor de negócios da regional Sorocaba do Sebrae-SP, Bruno Mattos, comentou que as palestras servem como uma espécie de “pílula de conhecimento” -- elas duram em média 40 minutos e servem para instigar a vontade dos participantes de aprender mais sobre determinado assunto. Citou que a Semana do MEI vem em boa hora, sobretudo ao levar em conta a quantidade de pessoas desempregadas no Brasil. “É um momento em que se observa a necessidade do trabalho informal”, afirmou.

Mattos aproveitou para lembrar que os MEIs precisam declarar a receita anual bruta (faturamento) -- uma espécie de imposto de renda para pessoas jurídicas -- até 31 de maio. E informou que, no Brasil, o índice de inadimplência dos MEIs, sobretudo pela falta de pagamento da contribuição mensal, a chamada DAS, está em 50%. “E, em Sorocaba, o percentual está semelhante ao do País”, acrescentou.

A Semana do MEI é organizada pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedeter), com apoio da Associação Comercial de Sorocaba (Acso) e da TV TEM. (Da Redação)