Buscar no Cruzeiro

Buscar

Combate aos escorpiões no Jardim Santa Esmeralda

03 de Janeiro de 2019 às 22:17

Combate aos escorpiões no Jd. Santa Esmeralda Quem for picado por escorpião deve procurar atendimento médico imediato. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (13/12/2018)

As ações de combate aos escorpiões continuam em Sorocaba e desde a quarta-feira, dia 2, a força-tarefa da Secretaria da Saúde (SES) está atuando no Jardim Santa Esmeralda, na zona norte. Até o dia 27 de dezembro, 255 toneladas de resíduos foram retirados de áreas públicas em toda a cidade. Cerca de 1.070 imóveis e 31 moradores foram notificados por apresentarem irregularidades. Durante as visitas nas residências agentes da Zoonoses verificam condições favoráveis da proliferação do escorpião e também passam as orientações à população, inclusive com folheto explicativo.

A força-tarefa já passou pelas regiões dos bairros Lopes de Oliveira, Luciana Maria, Itapõa, Jardim Rodrigo e Wanel Ville, para verificar o nível da infestação de escorpião no local e dar as orientações para prevenção e controle do aracnídeo. Outros imóveis da cidade também foram atendidos por conta de solicitações feitas através da Central de Atendimento da Prefeitura de Sorocaba.

A Secretaria de Saúde solicita aos munícipes que fiquem atentos em suas residências, como se lembrar de afastar os móveis há pelo menos um palmo da parede, verificar roupas e calçados antes de usá-los, usar tampas estilo abre e fecha em ralos e manter fechado quando não estiver usando, vedar frestas de portas e janelas, além de proteção em interruptores, evitar o acumulo de sujeira e lixo e nunca tocar em um escorpião.

No caso de uma pessoa ser picada por um escorpião, a Zoonoses orienta que procure atendimento médico imediato, seja nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Prontos-Atendimentos (PAs), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) ou Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Nestas unidades, o médico vai definir qual vai ser a conduta a ser tomada. Se for a indicação de soro antiescorpiônico, é feito encaminhamento ao CHS.

Caso necessite eliminar um escorpião, utilize ação mecânica (objeto) sempre tomando cuidado de manter distância entre sua mão e o animal. Os escorpiões somente picam quando são tocados e se sentem ameaçados. É possível, também, acionar a Zoonoses por meio do canal 156. (Secom - Sorocaba)