Buscar no Cruzeiro

Buscar

Combate ao Aedes mobiliza a comunidade em Sorocaba

28 de Abril de 2019 às 06:30

Combate ao Aedes mobiliza a comunidade Lixo e materiais descartáveis foram retirados de córregos, terrenos e outras áreas. Crédito da foto: Emidio Marques

A Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) realizou, na manhã de ontem, o 2º Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti --- inseto responsável pela transmissão da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Participaram da iniciativa as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ainda foram realizados arrastões para a retirada de criadouros dos mosquitos nos bairros Nova Sorocaba e Parque São Bento, na zona norte da cidade. Com 350 casos confirmados de dengue, até o último dia 23, Sorocaba vive um momento epidêmico da doença.

Mais de 300 servidores das 32 UBSs e da Zoonoses auxiliaram nos trabalhos. A partir das 8h, equipes de servidores da Saúde se concentraram em cada unidade e, com um roteiro, realizaram visitas casa a casa para orientar a população sobre como combater o mosquito. Nas abordagens, moradores recebiam panfletos informativos. Cerca de 50 mil impressos foram providenciados para a ação.

De acordo com a chefe da Divisão de Zoonoses, Thaís Buti, a expectativa era de recolher por volta de uma tonelada de possíveis criadouros do mosquito em cada bairro no período das 9h às 13h.“Hoje é um dia D de mobilização social. Estamos com atividades nos 32 postos de saúde espalhados pela cidade. O pessoal está fazendo visitas de casa em casa, a Zoonoses está apoiando esse serviço e aqui no Nova Sorocaba e no São Bento estamos fazendo o arrastão. Passamos de casa em casa perguntando se tem material para remover”, explica. Segundo Thaís, a retirada de materiais também ocorre em córregos, terrenos e outros espaços. O trabalho foi realizado por meio de dois caminhões com agentes que coletam e removem recipientes de criadouros com larvas pelos bairros.

Combate ao Aedes mobiliza a comunidade Rosa dos Santos diz que ações de limpeza devem ser frequentes. Crédito da foto: Emidio Marques

A moradora do bairro Nova Sorocaba, Rosa dos Santos, de 73 anos, conta que o caminhão do arrastão levou alguns materiais que tinha em seu quintal e que ainda pretende separar outros para descarte na próxima semana. A senhora avalia que ações de limpeza precisam ser frequentes para evitar doenças. “É bom. Se todo mundo pensasse em limpar tudo, não precisaria acontecer o que está acontecendo”, diz.

De acordo com a SES, nos próximos dias haverá a divulgação de um balanço sobre o 2º Dia D com números de casas visitadas e quantidade de criadouros retirados. (Priscila Fernandes)

Galeria

Confira a galeria de fotos