Buscar no Cruzeiro

Buscar

Combate a escorpiões vai nesta segunda ao Wanel Ville 4 e 5

06 de Janeiro de 2019 às 06:30

Combate a escorpiões vai amanhã ao Wanel Ville 4 e 5 Os locais estão sendo escolhidos de acordo com o maior número de relatos de aparecimento do animal. Crédito da foto: Erick Pinheiro

A força-tarefa em combate aos escorpiões, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, atuará a partir de amanhã nos bairros Wanel Ville 4 e 5, na zona oeste da cidade. Segundo dados da Secretaria de Saúde (SES), foram registrados 118 casos de picadas de escorpião em 2018 contra 79 em 2017, aumento de 49,36%. De acordo com a Divisão de Zoonoses da SES, os locais estão sendo escolhidos de acordo com o maior número de relatos de aparecimento de escorpiões, em parceria com a Central de Atendimento da Ouvidoria Geral do Município.

O trabalho da Zoonoses consiste em identificar as espécies de escorpião predominantes no município, conscientizar a população sobre formas de prevenir acidentes e como evitar a proliferação destes animais. Moradores com irregularidades nos seus imóveis são notificados a se adequarem para evitar a proliferação de animais sinantrópicos e peçonhentos. Caso não cumpram as notificações, podem ser autuados.

“Durante a vistoria, os agentes buscam exemplares de escorpiões para coleta, identificam ambientes e situações propícias à presença e proliferação destes animais. As equipes também conscientizam a população sobre as formas de se evitar a presença e proliferação dos escorpiões, e orientam os cidadãos a evitar acidentes”, explica a veterinária e chefe da Divisão da Zoonoses, Thais Buti.

É necessário controlar a população de escorpiões pelo risco de acidentes, uma vez que a erradicação destas espécies não é possível e nem viável, de acordo com o Ministério da Saúde. Algumas espécies estão adaptadas aos ambientes alterados pelo homem e possuem alta capacidade de infestação, por isso medidas devem ser adotadas para evitar a proliferação.

A Divisão de Zoonoses não aplica veneno contra escorpiões, em atenção às diretrizes do Ministério da Saúde. O hábito do escorpião de se abrigar em frestas de parede, embaixo de materiais, em fendas e rachaduras, aliado a sua capacidade de permanecer meses sem se movimentar, torna o tratamento químico ineficaz. Inclusive, ele possui a capacidade de permanecer com seus estigmas pulmonares fechados por um longo período, assim ele se esconde para não ter contato com o veneno.

Em caso de picada, a vítima deve procurar imediatamente uma unidade de saúde. Ela somente será encaminhada ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) após a avaliação do médico, caso seja necessária a aplicação do soro antiescorpiônico. (Da Redação, com informações da Prefeitura)