Buscar no Cruzeiro

Buscar

Com nível baixo de represas, Saae interrompe abastecimento

19 de Outubro de 2019 às 00:01

Com nível baixo de represas, Saae interrompe abastecimento Segundo o Saae, as represas do Ferraz e Castelinho estão com apenas 13%. Crédito da foto: Fábio Rogério (18/10/2019)

 

Três regiões de Sorocaba tiveram o abastecimento de água interrompido na tarde desta sexta-feira (18) por conta do baixo nível das represas do Ferraz e Castelinho. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em uma semana os reservatórios tiveram queda de 30% do nível e atualmente estão em 13% da sua capacidade. A falta de chuvas e o consumo elevado teriam causado o problema.

Já o reservatório do Ipaneminha, que é utilizado como complemento no abastecimento de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado, está com 20% de água, enquanto Itupararanga, responsável por 80% do abastecimento da cidade, tem 54% do nível de água.

A autarquia divulgou um alerta ainda na manhã desta sexta-feira (18) informando os moradores sobre o desabastecimento. Segundo o Saae, residências do bairro Cajuru ficaram sem água a partir das 14h. Já na região do Iporanga 2 -- que abrange os bairros Jardim do Paço, Vicente Moraes, Vila Inglesa e Vila Suíça -- e a parte alta da Vila Haro (Jardim Prestes de Barros, Jardim Gutierres, Jardim Rosália Alcoléa e Parque Três Meninos) tiveram o abastecimento interrompido por volta das 17h.

Em outras regiões

Alexandre Arantes Carvalho d’Almeida, 49, reside na Vila São João, conta que nesta sexta-feira (18), por volta das 9h, percebeu que as torneiras de sua casa estavam secas. “Alguns vizinhos estavam falando que tinha um buraco na rua com vazamento. Fomos até lá e não tinha nada aparente. Sei que lá fica o registro então acredito que os funcionários do Saae vieram e fecharam esse registro”, afirma o morador.

O Saae foi questionado sobre esse problema, mas não explicou as causas do desabastecimento na Vila São João. A autarquia informou que está emitindo os comunicados de possibilidade de desabastecimento nos bairros através das redes sociais do próprio Saae e também da Prefeitura de Sorocaba.

Recorrente

O abastecimento de água vem sendo interrompido em algumas regiões da cidade desde sábado, dia 12, no feriado do Dia das Crianças. Na ocasião, bombas de cinco reservatórios foram desligadas e religadas na manhã de domingo. A falta de água afetou bairros abastecidos pelos reservatórios do Júlio de Mesquita Filho, da Vila Barão, da Terra Vermelha, do Horto e do Maria Eugênia.

Segundo o Saae, o desligamento ocorreu em decorrência da falta d’água na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, “por conta do consumo elevado devido ao calor”. A autarquia segue alertando sobre o risco de falta de água, já que todas as represas estão com os níveis considerados baixos. (Larissa Pessoa)