Buscar no Cruzeiro

Buscar

Com Kombi, Cidadania leva festa julina itinerante a idosos de Sorocaba

09 de Julho de 2020 às 00:05

A prefeita Jaqueline Coutinho é a convidada da dança do casal Terezinha e Sebastião. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

Conhecidos do grupo que frequenta o Clube do Idoso de Sorocaba -- Carlos Alberto Moura Pereira da Silva como um dos casais mais festeiros e entusiasmados da terceira idade, Terezinha Nagamine e Sebastião Messias receberam em sua porta, ontem (8), a visita da Kombi da 1ª Festa Julina Itinerante. O projeto é desenvolvido pela Divisão de Apoio Operacional da Secretaria da Cidadania (Secid).

A pequena comitiva leva música, dança e alegria em celebração às festas desta época do ano, que não podem ser realizadas em grande escala pelas restrições da pandemia do novo coronavírus. A caráter, o casal recebeu a visita com energia e descontração. Sem descuidar das normas de proteção contra a Covid-19, os namorados saíram à calçada e dançaram em roda numa referência à celebração interiorana que nasceu das tradições religiosas -- e lembra, em datas especificas do mês de junho, alguns santos católicos.

Terezinha e Sebastião são parte da turma que há muitos anos celebra esse período, assim como outros do ano, em reuniões e festas no Clube e na Chácara do Idoso, pertencentes à Prefeitura de Sorocaba. Por conta do momento epidêmico, porém, toda a programação foi cancelada.

“Mas não podíamos deixar de levar até eles um pouco dessa alegria, desse contato que mantínhamos frequentemente e que é fundamental para os idosos”, contou a mentora e organizadora da festa itinerante, Christina Palau. Em companhia da técnica de recreação e lazer, Mariana Borges Filho, ela pensou o evento, organizou o roteiro e conseguiu doações que possibilitaram, ainda, entregar um chapéu com guloseimas a cada visitado.

Segundo Christina, a última festa junina promovida no Clube, ano passado, reuniu cerca de 200 inscritos na unidade. Em sua maioria, são idosos que vivem sozinhos, afastados de seus familiares. Por isso, para quem os visita, uma demonstração de atenção é fundamental.

Que o digam Terezinha e Sebastião. “Eu adoro dançar, adoro participar das atividades e isso aqui traz uma enorme alegria. Espero que logo a gente possa voltar a ficar juntos, porque eu não sou nem um pouco de ficar enfiada em casa”, lamentou, ao mesmo tempo em que se mostrou compreensiva quanto à necessidade do isolamento social.

Sem condições de promover a tradicional festa junina do Clube do Idoso, a Secid pôs uma festança em menor escala na Kombi e saiu pela cidade. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

A 1ª Festa Julina Itinerante já passou por casas nos bairros Nova Esperança, Vila Flora, Wanel Ville, Vila Hortência, Barcelona, Parada do Alto, Itavuvu e na Vila Dignidade -- onde 21 idosos festaram com grande alegria. “Se existe uma palavra para descrever nossa festa é ‘maravilhosa’. Todos os idosos nos lançaram palavras e gestos de agradecimento na forma até mais generosa e caprichosa oferta de gostosos bolos e suco, claramente demonstrando que a gratidão tem um sabor especial, quando a verdade da atitude está alicerçada na empatia, no afeto”, resumiu Christina Palau.

Visita

A prefeita Jaqueline Coutinho também participou da visita e até foi convidada pelo casal Terezinha e Sebastião para dançar uma roda julina. “Eu não poderia deixar de vir presenciar essa festinha. É uma delicadeza, uma atenção que não tem preço. Essas pessoas, muito mais do que os mais jovens, estão sofrendo com o isolamento social e pensar algo para os idosos é pensar na saúde deles, física e mental”, disse a chefe do Executivo, que conheceu o projeto por intermédio do titular da Cidadania, Paulo Soranz.

“Precisamos levar mais alegria às pessoas. Tenho a compreensão das dificuldades, dos problemas pelos quais todos passamos, mas acredito que com pequenas atitudes e disponibilidade, podemos lançar um pouco mais de positividade e esperança à vida dos nossos cidadãos”, completou a prefeita.

Galeria

Confira a galeria de fotos