Buscar no Cruzeiro

Buscar

Com correção de 4,21%, carnês de IPTU chegarão em fevereiro

23 de Janeiro de 2021 às 04:43

Valores já podem ser consultados no portal www.iptu.sorocaba.sp.gov.br. Crédito da foto: Agência Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), começará a distribuir, aos titulares de imóveis da cidade, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021, a partir da primeira quinzena de fevereiro.

Neste ano, um total de 309.109 carnês serão enviados, via Correios, aos contribuintes que moram em Sorocaba. Os boletos serão distribuídos conforme os CEPs dos respectivos endereços de entrega de cada imóvel. Os carnês serão enviados em três lotes e a previsão é que todos sejam entregues até o final de fevereiro.

Em 2021, o IPTU não teve aumento, incidindo unicamente a atualização monetária de 4,21%, seguindo a variação no período do IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e com base na Lei Municipal 7.328/2004.

Desconto de 5% no pagamento

Para efetuar o pagamento à vista ou em três parcelas com o desconto de 5%, bem como para consultar o valor do IPTU, deverá ser acessado o portal www.iptu.sorocaba.sp.gov.br.

Para o pagamento em três parcelas, após a efetivação do pagamento da primeira parcela, as parcelas 2 e 3 estarão disponíveis no mesmo portal para pagamento.

As opções de pagamento em 10 parcelas, à vista e em três vezes também estão disponíveis no próprio carnê de IPTU.

2ª via do boleto

Em caso de extravio, para retirar a 2ª via do carnê, os titulares dos imóveis deverão comparecer em qualquer unidade das Casas do Cidadão, portando o carnê do exercício anterior e seus documentos pessoais. A 2ª via do carnê estará disponível a partir do dia 1° de março.

Contestação de valor

A contestação de valores do IPTU poderá ser realizada em qualquer unidade das Casas do Cidadão, até o vencimento da primeira parcela do carnê. Será necessária a abertura de um processo administrativo, efetuada pelo titular do imóvel, para que o setor responsável analise a solicitação. Será necessário apresentar documento com foto constando CPF e uma cópia da capa e contracapa do carnê de IPTU 2021. (Da Redação, com informações da Secom)